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Com economia de R$ 1,7 milhão, meta é reduzir de 5 para 3 dias processos do leilão reverso

  • 27 jan 2016
  • Categorias:Gestão Pública
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Campo Grande (MS) – Com média de quatro mil veículos oficiais distribuídos nos 79 municípios do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, através da Superintendência de Patrimônio e Transporte tem investido em uma ferramenta bastante eficaz no controle de gastos com a manutenção da frota, o leilão reverso. Nos últimos 12 meses, a ferramenta produziu uma economia de R$ 1.755.150,72.

O sistema é simples: quando um veículo oficial quebra ou requer qualquer tipo de manutenção, o órgão responsável pela utilização daquele veículo através do seu gestor de frota abre um processo de manutenção e paralelo a isso já solicita um orçamento em uma das 300 oficinas cadastradas no sistema de gerenciamento de frota do Governo do Estado.

Com orçamento em mãos, o gestor do órgão confere a descrição do serviço que foi solicitado e aprovado, e é encaminhado à coordenadoria de transporte para o início do leilão reverso. Antes, porém os peritos da SAD avaliam através de perícia técnica se o serviço solicitado é realmente necessário. Com a abertura do leilão reverso, que é totalmente monitorado, inclusive por auditores, por meio do sistema, as oficinas cadastradas tem acesso à descrição do serviço, incluindo peças e mão de obra para apresentarem suas propostas. O prazo limite para apresentação de propostas é de até cinco dias, segundo o coordenador de gestão de transportes, Vicente Paulo Fernandes, mas em casos mais simples como por exemplo, a substituição de uma bateria, o leilão é finalizado no mesmo dia e devolvido via sistema com a empresa vencedora para que o órgão providencie o empenho.

Para se ter uma ideia, na semana passada, um veículo Palio Wekeend Adventure, fabricado em 2006 e utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do município de Corumbá, deu entrada no leilão reverso com orçamento estimado em R$ 12.589, com serviço que incluía toda funilaria e pintura e após cinco dias, o processo foi finalizado no valor de R$5.708, contabilizando uma economia de R$6.881 aos cofres estaduais. “O leilão reverso é uma ferramenta importante para o governo, porque através dessa ação, que é monitorada e acompanhada por todas as empresas que participam desse processo é que efetivamente conseguimos negociar nos preços de mão de obra, de peças e garantia no serviço oferecido”, garante o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

Ainda segundo Assis, a meta em 2016 e reduzir de cinco para três dias úteis a finalização dos processos. “Ano passado já ganhamos muito em economia e neste ano além de repetir a economia realizada queremos garantir eficiência e agilidade no serviço reduzindo de cinco para três dias o tempo dos processos no leilão reverso. É uma meta audaciosa, mas temos uma equipe competente e comprometida que, sem sombra de dúvidas, alcançará o objetivo”, destacou Assis.

Além dos veículos tradicionais como carros e motocicletas a Coordenadoria de transporte é responsável por gerenciar toda frota do Governo do Estado incluindo caminhões, carretas, motores de popa, embarcações, desencarceradores, escada magirus, motosserra e geradores.

Rejane Monteiro – Comunicação SAD 

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