Capacitação prepara pequenos negócios para vender ao governo

Categoria: COMPRASGOV | Publicado: segunda-feira, outubro 19, 2015 as 07:49 | Voltar

ComprasGov-76

Campo Grande (MS) - O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está abrindo as portas para que os pequenos negócios também tenham a oportunidade de vender ao estado. Mas para que esses empreendedores possam obter vantagem competitiva, além de assegurar qualidade e assiduidade, a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, Sebrae/MS e Fundação Escola de Governo de MS oferecem no dia 20 de outubro, das 8 às 11 horas, a capacitação “Como Vender para o Estado? – Fomenta Estadual” no buffet La Riviera.

Este será o primeiro treinamento na Capital que integra o programa nacional Fomenta, desenvolvido pelo Sebrae. Os próximos encontros acontecem durante a Rota do Desenvolvimento em Dourados (22 de outubro) e, posteriormente, Três Lagoas (18 de novembro). O Fomenta estimula a realização de compras governamentais através de capacitações e rodadas de negócios com a finalidade de aproximar governo de pequenos fornecedores do estado.

Governo negocia com os pequenos negócios locais

Carlos Alberto de Assis frisa que a iniciativa do governo facilita o acesso às compras governamentais, simplificando e ampliando o entendimento dos processos. “A oficina, além de disponibilizar o COMPRASGOV (Plano Estadual de Compras Governamentais), quer colaborar com o micro e com o pequeno negócio de MS, capacitando os pequenos a se cadastrar na Central de Compras e a participar das compras eletrônicas”, explicou.

O secretário de Estado de Administração e Desburocratização ainda enfatiza que o curso facilita o entendimento dos donos de pequenos negócios quanto a concorrer em processos licitatórios do governo. “Lançar proposta não é algo tão complexo assim. O bom é que depois de realizadas as oficinas, vamos disponibilizar o manual no site da Central de Compras e o simulador de pregão eletrônico para os que queiram treinar em suas empresas ou repassar aos seus colaboradores.”

Para Assis, a iniciativa contempla o desenvolvimento do estado em diversos aspectos. “Se facilitarmos a vida do micro e pequeno empreendedor, aqueceremos a economia sul-mato-grossense e ajudaremos a empregar pessoas, já que as compras do estado têm também uma função social”, concluiu.

O analista técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, reforça a importância essa capacitação. “Através do Fomenta, trabalho que o Sebrae já realiza há anos em todo o Brasil, visamos justamente esta aproximação dos pequenos negócios com o ente público, para fortalecer micros e pequenos empreendimentos e estimular o desenvolvimento local”, destacou.

sebrae

O treinamento está incluso no programa COMPRASGOV e faz parte de um conjunto de ações que estimulam o desenvolvimento da economia local e regional, bem como melhora a eficiência e a transparência do gasto público. O planejamento das compras integra a Gestão Estratégica de Suprimentos, que prevê as demandas de compras do governo do Estado para o ano de 2016 e será elaborado anualmente com o objetivo de antecipar a listagem das aquisições futuras de bens e serviços.

Capacitação – “Como Vender para o Estado? – Fomenta Estadual (Campo Grande) e Fomenta Regional (Dourados e Três Lagoas)” tem o propósito de qualificar os fornecedores locais a vender para o estado, o que inclui o entendimento das licitações, desde o cadastramento da empresa até a entrega do pedido, além da simulação de pregão eletrônico com pregoeiros da Superintendência de Licitação da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização.

Através do portal www.centraldecompras.ms.gov.br o COMPRASGOV permite que os micro e pequenos empreendedores possam verificar quais itens o governo necessita comprar. Ao apresentar com antecedência o quantitativo dos principais bens e serviços a serem adquiridos pelo governo, além de comprar melhor, fortalece e incentiva a economia local, diversificando a cadeira produtiva, tendo em vista que o empreendedor regional pode se qualificar para atender as demandas previstas para o próximo ano.