Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (24) a Superintendência de Gestão Documental (SGD) vinculada a Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) realizou capacitação para 50 policiais militares no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.
O treinamento que trata das diretrizes sobre a politica de arquivos públicos, planos de classificação de documentos e sobre a correta aplicação da tabela de temporalidade em documentos existentes nos órgãos públicos do Estado, tem por objetivo capacitar os militares para desenvolver com mais eficácia a gestão de documentos produzidos e recebidos por suas respectivas unidades.
Uma das metas da administração estadual é reduzir 30% da massa documental acumulada no Estado até dezembro, mas para atingi-la são necessárias diversas etapas, conforme explica a especialista em Gestão Pública e Superintendente da SGD, Doralice Martins.
“É um processo que passa por diversas etapas antes da eliminação. Primeiro são as capacitações que oferecem o suporte legal para que os órgãos realizem a gestão documental, na sequencia utilizando essas ferramentas fazemos o levantamento da massa documental existente, e após esse processo é que vem a aplicação dos planos de classificação e tabela de temporalidade que determinam o prazo de guarda ou eliminação total desses documentos” pontua Doralice.
Além das 24 comissões setoriais de avaliação de documentos que atuam na administração direta e indireta do executivo estadual, a equipe de gestores da Superintendência de Gestão Documental, já ministrou capacitação em mais de 30 órgãos estaduais.
Mireli Obando da Assessoria de Comunicação da SAD / Fotos: David Majella