Candidato aprovam realização de provas em dia único

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 18, 2017 as 15:47 | Voltar

Cerca de 28,5 mil candidatos realizaram as provas neste domingo, durante os dois períodos, nas cidades de Campo Grande, Dourados e Paranaíba

Campo Grande (MS) – Com duração de quatro horas, as provas escritas objetivas do concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para oferta de 180 vagas no cargo de Agente de Polícia Judiciária nas funções de Investigador e Escrivão foram realizadas neste domingo por 28.522 candidatos. Pela manhã, 16.480 candidatos realizaram as provas para a função de Investigador. Já no período vespertino, 12.042 candidatos realizaram as provas para a função de escrivão simultaneamente nos municípios de Campo Grande, Dourados e Paranaíba. Cerca de 10 candidatos foram eliminados por não atenderem a solicitação para desligar o aparelho celular ou o uso de relógio emitindo sinal sonoro. As informações são do secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, pasta responsável pela elaboração do certame em parceria com a FAPEMS.

“Tudo dentro do que foi planejado”, comemorou o titular da SAD, Carlos Alberto de Assis que aproveitou para agradecer os 1.586 profissionais que trabalharam durante todo o dia.

Resultado de um planejamento muito bem construído pela equipe da coordenadoria de seleção e ingresso de pessoal da SAD em parceria com a Fapems, pela 1ª vez os candidatos puderam realizar as três provas do Certame. Segundo Assis, tudo foi calculado para que os candidatos pudessem participar de todas as etapas das provas objetivas, caso houvesse interesse, e as datas de aplicação das provas pudesse otimizar o tempo daqueles que por ventura, viessem à Mato Grosso do Sul somente para participar do concurso. “Estudamos todas as maneiras para que pudéssemos otimizar esse tempo dos candidatos”, revelou.

É o caso da candidata roraimense Adriana Cristina Marreira Pinto, 25 anos, formada em Direito que no mês passado visitou o Estado para realizar as provas para o cargo de Delegado e esteve novamente em nossa Capital neste domingo para concorrer as funções de investigador e escrivão, realizando as duas provas objetivas. Concurseira, a candidata que estuda de 10 a 12 horas por dia alimenta o sonho de passar em um concurso público e garantir estabilidade na vida profissional. “Faço provas em todo Brasil e fiquei impressionada com o nível de dificuldade das provas aqui em Mato Grosso do Sul. Não passei para o cargo de delegado, mas desta vez, vou passar”, completou.

A parceria com a empresa ANATEL, a Agência Nacional de Telecomunicações, que disponibilizou aparelhos móveis durante todo período de  aplicação das provas, analisando o fluxo de frequência de rádios, telefones celulares e pontos eletrônicos no entorno de 470 m² dos locais de aplicação, foi ampliada para os três municípios. Segundo o secretário Carlos Alberto de Assis, nenhuma ocorrência foi registrada.

Cerca de 1.586 profissionais entre fiscais de sala, fiscais de corredor, médicos, coordenadores, policiais, interprete de libras, fiscais transcritores, enfermeiros, advogados e técnicos administrativos trabalharam no processo de aplicação das provas distribuídos em sete locais nos três municípios. A organização do trânsito ficou por conta da Polícia de Trânsito e os segmentos da Polícia Civil trabalharam de forma integrada no policiamento ostensivo e repressivo de toda região.

Como aconteceu nas provas para o cargo de delegado, um espaço foi destinado para guarda de armamento. Para atendimento, ambulância equipada com médico, enfermeiro e motorista permaneceram durante todo período de aplicação das provas.

Candidatos

Bombeiro aposentado, o candidato Robson Pertile, 44 anos morador do município de Anastácio alimenta o sonho de ingressar novamente na carreira pública, desta vez, entre os ativos. Ele, que separou o domingo para buscar o sonho, realizou as duas provas. Questionado sobre a preferência, foi enfático ao declarar: “Eu quero é passar, não importa a função”, pontuou.

Aos 22 anos, a candidata de Campo Grande Jeisa Raquel já destinada em uma das salas especiais, levou seu bebê de um ano para amamentar. “Declarei minha necessidade no ato da inscrição e pude trazer meu filho para ser alimentado durante o período da prova”, pontuou.

Outro caso especial foi o da gestante Ana Carolina Amaral Pinto, advogada, grávida de oito meses. Ela que já participou de mais de cinco concursos em MS, optou por realizar as provas objetivas para a função de escrivã. Questionada sobre a alta concorrência do cargo, ela se mostrou confiante. “Estou confiante, venho estudando há cinco anos”, lembrou.

Seguindo cronograma estabelecido em edital, o gabarito preliminar será divulgado na próxima quarta-feira (20). O gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva serão publicados em Diário Oficial dia 09 de outubro.

Rejane Monteiro, da assessoria de comunicação da SAD

Fotos: David Majella