A SAD (Secretaria de Estado de Administração), organizadora da campanha “Caixa Encantada – doe um brinquedo. Compartilhe magia”, em conjunto com a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), prorrogou o prazo para o cadastramento das entidades interessadas em receber as doações de brinquedos.
O prazo inicial iria até o dia 14 de novembro e foi estendido até a próxima segunda-feira (18). As entidades que desejarem receber os brinquedos podem se cadastrar através do site www.editaisms.prosas.com.br.
Com o objetivo de promover o espírito de solidariedade entre os servidores públicos do Poder Executivo Estadual e na sociedade, o Governo do Estado realiza a campanha “Caixa Encantada”, organizada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), tendo como madrinha a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel.
Os brinquedos arrecadados atenderão aproximadamente 300 instituições em Campo Grande e do interior do Estado. “Vamos abrir o coração, muitas famílias não têm condições de presentear suas crianças, então com um gesto, que pode parecer simples, iremos fazer o Natal de muitas crianças ser mágico. Os brinquedos doados podem ser novos ou usados, desde que estejam em bom estado”, comenta Mônica Riedel.
Para apoiar as pessoas responsáveis pelas instituições no acesso ao site de cadastro, a SAD e a Sejusp (Secretaria de Justica e Segurança Pública) disponibilizam o serviço da equipe Escola Segura Família Forte com auxílio via telefone e presencialmente na Sejusp. Os interessados podem entrar em contato pelo número 3318-6950 ou pelo WhatsApp (67) 99994-6994. Devido ao ponto facultativo referente ao dia do servidor e o feriado de Proclamação da República, o atendimento da equipe estará suspenso nessa quinta-feira e retorna no dia 18.
No ano de 2023, a campanha arrecadou 45 mil brinquedos. “O sorriso no olhar de uma criança não tem preço, e podemos não saber para quem irá o brinquedo que estamos doando, mas este ato de solidariedade enche nosso coração de alegria em estar servindo a sociedade”, disse o secretário da SAD, Frederico Felini.
A arrecadação segue até o dia 29 de novembro, podendo ser feita nos órgãos públicos estaduais e nas instituições parceiras. Já a entrega para as entidades inscritas começa na primeira semana de dezembro, após o período de triagem.
A mudança no formato de cadastramento das entidades em 2024 visa maior organização na distribuição dos presentes para as crianças em situação de vulnerabilidade social e ainda promove mais transparência nas ações da campanha. Após o cadastramento finalizado, a Sead para a análise das propostas para distribuir adequadamente os brinquedos conforme o campo de atuação de cada instituição.
“O novo formato de cadastro possibilita ao Estado mais um forma de alcançar aqueles que estão invisíveis para as políticas públicas de assistência social. Apesar do índice de desemprego estar abaixo de 3% em MS e de termos a menor taxa de pobreza extrema do país, o lema dessa gestão é não deixar ninguém para trás. Um Estado inclusivo se faz a partir do sonho e da imaginação de uma criança quando tem a oportunidade de brincar. Portanto, o gesto de doar um brinquedo é mais do que apenas um presente é a possibilidade de construir um futuro próspero para cada criança”, afirma Felini.
Servir ao público, doar trabalho
A campanha Caixa Encantada é uma iniciativa dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul para levar mais alegria para o Natal das crianças. Para os servidores da Sejusp que participam do serviço de apoio para o cadastro das entidades, a campanha representa a satisfação em ser servidor público.
“É uma satisfação imensa atender as pessoas que nos procuram, porque sabemos das dificuldades que essas lideranças comunitárias das regiões periféricas, muitas vezes mães que se reúnem em grupos, enfrentam e ainda assim estão se mobilizando para proteger o lúdico na infância de muitas crianças. Mas elas contam com os poucos recursos e às vezes a entidade não tem nem um computador. Então, nós acolhemos todas as demandas aqui com atenção, carinho e oferecemos o apoio tecnológico e humano que elas precisam. Quando concluímos cada cadastro percebemos a alegria dessas pessoas em ser atendidas. Essa é a razão de ser servidor público”, explica Valson Campos dos Anjos, coordenador do Programa Escola Segura, Família Forte, responsável pelo apoio às entidades no cadastro da Caixa Encantada.
Do outro lado, as pessoas que trabalham nas entidades com projetos com crianças agradecem a oportunidade que a campanha oferece para alegrar as crianças em vulnerabilidade social de Mato Grosso do Sul. “Essa campanha é muito importante para a gente levar um pouco de alegria para as crianças, de promover a interação dessas crianças que estão no interior, nas periferias com um mundo de diversão. Muitas vezes elas não tem uma praça, um parquinho para se divertir e o brinquedo é essa possibilidade. Nós já participamos das campanhas anteriores e sempre enviamos o e-mail solicitando os brinquedos, com essa mudança sentimos a necessidade do atendimento presencial para tirar as dúvidas que tivemos na hora que acessamos o cadastro e fomos muito bem atendidas aqui pela equipe”, avalia Areni do Céu Barbosa, da Associação das Mulheres Empoderadas de Mato Grosso do Sul, que atende em média de 380 e 400 crianças no projeto social.
Em 2024, as cidades do interior do Estado também participam da campanha, tendo como pontos de arrecadação, as escolas estaduais e as unidades da Polícia Militar, Bombeiros e delegacias de Polícia. As entidades do interior do Estado também podem se cadastrar para receber os brinquedos pelo site www.editaisms.prosas.com.br.
A campanha Caixa Encantada segue arrecadando brinquedos até o dia 29 de novembro, em todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado além das instituições parceiras.
Neste ano, 17 instituições do setor público e privado são correalizadoras da campanha: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 24ª Região), Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul (ANOREG MS), Faculdade INSTED, Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR MS), Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Associação dos Criadores de Ruminantes de Mato Grosso do Sul (ACRISSUL), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional MS (OAB | ESA | CAA MS), Sistema Fecomércio MS (FECOMÉRCIO E SENAC), Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS), e, TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Foto capa: Giovanna Montoso
Fotos: SAD e Sejusp