Agepen pleiteia área no Parque dos Poderes para construção de nova sede

Categoria: Gestão Pública | Publicado: sexta-feira, janeiro 15, 2016 as 14:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), Aílton Stropa Garcia, reuniu-se na manhã desta quinta feira (14), com o Secretário de Estado da Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, para pleitear a cessão de uma área de 10.206 m², localizada em uma área triangular do Parque dos poderes, com o objetivo de, ali, ser construída a nova sede da autarquia.

Segundo Stropa, um novo prédio é necessário por várias razões. A primeira delas, é que a autarquia está localizada atualmente em um prédio próprio localizado à Rua Santa Maria, nº. 1.307, Bairro Coronel Antonino, na capital, ao lado de onde está instalado o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, que, mesmo depois de ser transferido para o novo prédio em construção no Complexo da Gameleira, continuará sendo uma unidade penal. A segunda, é que “pagamos aluguéis de R$ 11.300,00 mensais, para abrigar, respectivamente, nossa Central de Inteligência e nossa Escola Penitenciária, que, sem dúvida, precisam estar melhor localizadas”. A terceira é que a sede atual não atende as expectativas do sistema, hoje responsável por quase cinquenta unidades, 15.000 custodiados e 1.500 servidores, numero que aumentará em breve.

7Z2A2105

A ideia é que a sede própria abrigue, além da Direção Geral Administrativa Estadual, a Escola Penitenciária (Espen) e a Gerência de Inteligência (Gisp), e o Parque dos Poderes é o melhor endereço, já que ali estão concentradas todas as secretarias e principais órgãos dos Três Poderes.

Para o diretor-presidente, embora a pretensão seja um projeto ousado, que pode demorar algum tempo para se tornar realidade, a concretização desse sonho começa pela consecução do terreno, daí a razão do pleito ao Secretário Carlos Alberto de Assis, responsável pela alocação de imóveis de propriedade do Governo em todo o Estado.

O Secretário de Administração e Desburocratização recebeu com bastante entusiasmo a reivindicação e, com o diretor-presidente da Agepen e o seu Chefe de Gabinete, Dumas Torraca Michels, examinou, no mapa, a localização do imóvel.

agepen1

Para ele, a doação é uma possibilidade, desde que haja meios de construção futura, que podem ser alocados de diversas formas, inclusive, como sugeriu Stropa, mediante pedido ao Depen – Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça, ainda que para a construção da Escola Penitenciária, com contrapartida da própria autarquia, para a construção da área administrativa.

Ainda no dia de ontem, antes que o Governador Reinaldo Azambuja saísse de férias, o Secretário Carlos Alberto tratou do assunto com o Chefe Maior do Estado, que, segundo ele, “viu com simpatia o pedido”, mas pediu que fossem realizados os estudos necessários para verificação da viabilidade.

Assessoria de Comunicação - Agepen

Publicado por: Elaine Paes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.