Administração reúne gestores do Programa Governo Consciente para levantar novas demandas

Categoria: Governo Consciente | Publicado: quarta-feira, janeiro 27, 2016 as 16:11 | Voltar

7Z2A2889

Campo Grande (MS) – Para dar continuidade ao trabalho de conscientização dos servidores e levantar novas demandas, a Coordenadoria de Monitoramento de Gastos, órgão vinculado a Secretaria de Administração e Desburocratização reuniu na manhã desta quarta-feira (27), 40 gestores do Programa Governo Consciente. Na prática, o projeto do Governo tem o objetivo de reduzir os custos com custeio, trabalhando diretamente na conscientização dos servidores, com foco voltado principalmente no consumo consciente e no uso eficiente dos recursos públicos.

Na oportunidade, o coordenador do programa, o servidor Ian Odara Leal apresentou aos gestores os primeiros resultados e destacou a efetividade de algumas ações que já vem produzindo resultados citando exemplos como a redução em 90% no consumo de papel com o arquivamento de processos no formato digital, iniciativa que já vem sendo adotada pela superintendência de Licitação da SAD, o recadastramento das senhas de telefonia em mais da metade dos órgãos estaduais, redução do consumo de energia com a diminuição do tempo médio de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado que podem ser ligados às 9h quando a temperatura começa a esquentar e desligados às 16h30, uma hora antes do término do expediente, considerando que nesse tempo a temperatura do ambiente se mantém e ainda, a criação do “Ronda Consciente”, uma iniciativa da Secretaria de Educação, que todos os dias destaca três servidores para monitorar no fim do expediente, o desligamento de todos os aparelhos de ar condicionado, computadores e impressoras.

“Além de levantar novas demandas, colocamos aos gestores iniciativas pontuais que vem dando certo em algumas secretarias. O engajamento dos servidores é muito importante para o sucesso desse programa, e um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, pontuou.

7Z2A2883

O Programa Governo Consciente monitora mensalmente gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos, e as informações são repassadas as secretarias para que elas tomem conhecimento de onde estão sendo gastos os recursos públicos e possam adotar alternativas de economicidade.

Texto: Rejane Monteiro 

Fotos: David Majella

 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.