Inscrições abertas para Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública; oportunidade para servidores efetivos e comissionados

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, janeiro 2, 2024 as 08:32 | Voltar

Prorrogadas até o dia 15 de janeiro as inscrições para o Processo Seletivo para discentes no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública, promovido pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, da  SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O objetivo é a qualificação de profissionais das diversas áreas da saúde da rede do SUS (Sistema Único de Saúde), para que desenvolvam capacidade crítico-reflexiva de propor, analisar e executar as ações, serviços e projetos que proporcionem aos pacientes o melhor atendimento possível.

Restam 17 vagas remanescentes que podem ser preenchidas tanto por servidores efetivos, quanto comissionados. O Parecer PGE PAA 209/2019 aprovado pela Decisão PGE GAB n. 407/2019 concluiu esta possibilidade diante do grande quadro de servidores com contrato temporário e comissionados nos hospitais públicos municipais e estaduais. O processo seletivo será constituído em duas etapas: Análise Curricular e Entrevista – de caráter eliminatório e Classificatório.

As aulas ocorrerão na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, sendo presenciais e mensais, por três dias consecutivos. O curso terá duração máxima de 18 meses.

De acordo com a diretora-presidente Ana Paula Martins de Assunção, a pós-graduação Lato Sensu em Gestão Hospitalar na Administração Pública é o “terceiro curso de pós-graduação de oferta da Escolagov”, destinada aos servidores públicos efetivos e comissionados municipais, estaduais e federais que “atuam em cargos de Gestão Hospitalar na Administração Pública, que possuam formação em nível superior em qualquer área do conhecimento ou que estejam atuando em áreas que exijam conhecimento em Saúde Pública”.

A diretora de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa, Professora Dra. Suzana Neves Moreira, explica que esse curso foi uma demanda da Secretaria Estadual de Saúde justamente pelo reflexo do período pandêmico que evidenciou uma escassez de capital humano capacitado para o gerenciamento dos hospitais, somado a isso, o plano de expansão hospitalar no MS.

Além disso, a carga horária do curso de 360h está dividida em 4 módulos abrangendo “todas as temáticas que envolvem o processo de gestão hospitalar”. O início das aulas está previsto para o dia 28 de fevereiro de 2024.

O cronograma atualizado está disponível na edição n°11.344 de 8/12/2023 do Diário Oficial, na página 136. Clique aqui para visualizar.

Pedro Santos - Estagiário de Jornalismo

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.