Gestores, especialistas e servidores públicos reuniram-se, durante os dias 24 e 25 de junho, no “3° Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração. Com o objetivo de promover inovação e discutir novas abordagens para a gestão de pessoas no setor público de Mato Grosso do Sul, o evento trouxe uma programação diversificada e enriquecedora.
O segundo dia do evento focou nas transformações digitais e inovação para a gestão de pessoas. Durante a manhã, destacaram-se palestras de renomados especialistas de diversas áreas, desde administração até marketing e pessoal. Juliana Guedes Almeida, Pós-doutora em Liderança e People Analytics, abordou a importância da gestão de pessoas de alto impacto e liderança estratégica para resultados, com foco em People Analytics. Em seguida, o Professor Doutor Pedro Paulo Carbone, doutor em Economia e mestre em administração pública, trouxe percepções sobre alinhar objetivos e indicadores para otimizar práticas de gestão e desempenho no setor público.
“Acredito que as competências do gestor público são em dois eixos. Primeiro, o administrador tem que ter o domínio técnico do processo de trabalho que ele gerencia. Por isso, o setor público tem que criar um mecanismo de acompanhamento para garantir que o gestor tenha essas competências de desenvolvimento rápido. O segundo eixo, são as competências comportamentais, que é o que eu chamo de “gestão participativa”, trabalho em equipe, compartilhamento de conhecimento e comunicação fluente.”, ressalta Pedro Carbone.
Outro momento de destaque do evento foi a participação de Francisco Gaetani, doutor e mestre em administração pública, que debateu o processo de transformação necessária na gestão de pessoas para preparar o servidor público do futuro. A manhã encerrou com uma mesa redonda mediada pela diretora-presidente da Escola de Governo de MS, Ana Paula Martins Assunção, que junto com Francisco Gaetani, Kenneth Corrêa e Juliana Guedes Almeida, discutiu sobre liderança e gestão de pessoas na administração pública, com diálogo entre o público.
Na sequência, Kenneth Corrêa, administrador e especialista em inovação, trouxe uma visão sobre tecnologias emergentes aplicadas à gestão pública, enquanto Mirian Bittencourt, cientista de dados especialista em indicadores estratégicos e gestora do Observatório de Pessoal do Governo Federal, destacou a importância da transformação digital na administração de pessoal.
“A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, ou seja, não tem como o serviço público, em especial no que tange ao relacionamento com o público, não usar a tecnologia em tudo que faz. A otimização dos processos é baseada em tecnologia, tomar decisões baseadas em dados é tecnologia e até as interfaces de atendimento dão velocidade e qualidade no atendimento à população. ”, comenta Kenneth Corrêa.
Nelmon Barbosa Rosa, gerente de controle funcional na Secretaria Municipal de Gestão de Campo Grande avaliou o encontro como inspirador. “Essas palestras abrem os nossos olhos para que tenhamos uma liderança voltada às pessoas, impactando-as na parte profissional e pessoal. Porque como servidores públicos, servir a população é o nosso propósito. E pretendo levar isso para a minha equipe, para que tenhamos um atendimento mais dinâmico e que eu possa estar mais atento ao nosso ambiente de trabalho”.
Geraldo Celestino de Carvalho, supervisor geral da segurança patrimonial de Mato Grosso do Sul, ressalta a importância do encontro para melhorar o trabalho dos servidores. “Esse treinamento é de grande importância, vai contribuir muito no meu desempenho junto aos colaboradores, e com um serviço de qualidade é a população quem lucra”. Sua colega de trabalho Elizabeth Ferreira, supervisora de segurança patrimonial, destacou que o encontro ampliou seu entendimento sobre o papel da liderança no desempenho da equipe. “Gostaria de agradecer pela oportunidade. Essa experiência é inovadora, temos a possibilidade de aprimorar conhecimentos, aprendendo novos métodos de trabalho, que facilitam o nosso cotidiano. Nós, enquanto liderança, precisamos sempre abrir novos horizontes”.
O encerramento do evento foi marcado pela participação de Dani Gil, pedagoga e especialista em metodologias ativas e gestão de aprendizagem, que compartilhou técnicas de engajamento da equipe no serviço público, enfatizando a criação de um ambiente de trabalho inspirador.
Ao trazer à tona discussões tão relevantes e práticas inovadoras, o evento reforçou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em promover uma gestão de pessoas eficiente e alinhada às necessidades contemporâneas, preparando o caminho para um serviço público mais ágil e eficaz.
Giovanna Montoso, estagiária SAD.
Supervisão: Laiana Horing Nantes