Campo Grande (MS) – As secretarias de estado designarão um representante para atuar como Agente Responsável de Controle do Aedes. A iniciativa foi debatida nesta segunda-feira (18) durante reunião dos secretários estaduais e a governadora em exercício Rose Modesto em seu gabinete. A indicação do agente foi discutida durante a apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti pelo secretário de estado de saúde Nelson Tavares.
O agente será indicado por cada secretaria e ficará responsável por receber as informações de monitoramento de focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em sua secretaria e prédios associados. Com as informações em mãos, o agente ficará encarregado de repassá-las para a sala de situação que direcionará as ações de controle do vetor.
“Cada secretário indicará uma pessoa, que ficará encarregada destas informações. O objetivo é que cada prédio tenha um responsável e faça o acompanhamento para repassar os dados a sala de situação. Este agente passará pela capacitação da SES, podendo utilizar os aplicativos de registro. É um modelo de atuação que conta com a participação direta de todas as secretarias estaduais, o que mostra o engajamento do poder público no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, disse o secretário de saúde, Nelson Tavares.
A designação do agente responsável de controle do aedes está integrado ao Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti que desenvolve ações específicas para controle e monitoramento o mosquito vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Além do governo do estado e secretarias, participam do plano 27 instituições parceiras, entre elas: Ministério Público Federal, Assembleia Legislativa, Corpo de Bombeiros, UEMS, Polícia Rodoviária Federal entre outras.
Subsecom