Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja participou na manhã desta terça-feira (07), da solenidade de instalação do Comitê Estadual de Desburocratização, que ficará responsável por elaborar e acompanhar as diretrizes que vão simplificar e dar mais celeridade aos trâmites dos processos organizacionais do Poder Executivo.
Esse Comitê tem como objetivo desburocratizar e reduzir a intervenção do Estado nas atividades dos cidadãos e dos empresários em processos como a obtenção de licenças, alvarás e pareceres, são as metas do comitê, que estabelecerá medidas para simplificar os fluxos administrativos, até mesmo leis, decretos, portarias e atos normativos, mantendo a lisura nos processos.
Para o governador, o Comitê de Desburocratização deve destravar a burocracia que hoje existe no serviço público, e normas que hoje dificultam a vida do cidadão deverão ficar mais simples. “Esse Comitê vai destravar a burocracia do governo, com boas ideias e boas práticas, principalmente com resultados que facilitem a vida dos cidadãos”, disse.
O secretário de Estado de Administração e Desburocratização e coordenador do Comitê, Carlos Alberto de Assis, destacou que alguns serviços realizados pelo Estado já estão sendo feitos com maior agilidade. “Hoje a busca feita pelo banco de preços de licitação leva apenas alguns segundos, e antes, demorava de 10 a 15 dias para efetuar esse serviço”, finalizou.
A próxima reunião do Comitê Estadual de Desburocratização está marcada para o próximo dia 16/07, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), ainda com horário a ser definido.
Segue abaixo a relação dos membros titulares e suplentes que compõe o Comitê Estadual de Desburocratização:
Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)
Titular: Carlos Alberto de Assis – Coordenador
Suplente: Édio de Souza Viégas
Titular: Berenice Maria Jacob Domingues – Assessor Executivo
Suplente: Roberto Pereira Coelho
Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV)
Titular: Thaner Castro Nogueira
Suplente: Ana Carolina Araujo Nardes
Secretaria da Casa Civil (Casa Civil)
Titular: Flavio da Costa Britto Neto
Suplente: Diego Abud
Secretaria de Fazenda (SEFAZ)
Titular: Tadeu de Souza Lourenço Ferreira
Suplente: Edson Massacazu Ochigame
Superintendência de Gestão da Informação (SGI)
Titular: Sandro Freire Chacha
Suplente: Fábio Luis Almeida
Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Titular: Fabíola Marquetti Sanches Rahim
Suplente: Renata Corona Zuconelli
Secretaria de Educação (SED)
Titular: Lusival Pereira dos Santos
Suplente: Marilda Rosa Cafure
Secretaria de Saúde (SES)
Titular: Silvana Fontoura Dorneles
Suplente: Raquel Martins
Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)
Titular: Helton Fonseca Bernardes
Suplente: João Eduardo Santana Davanço
Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST)
Titular: Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre
Suplente: Mirela Barbosa Vieira
Secretaria de Habitação (SEHAB)
Titular: Gislene Freire de Almeida
Suplente: Maria Martins de Oliveira Ortiz
Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI)
Titular: Edgar Luiz Nazareth
Suplente: Ivan Neiva Junior
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE)
Titular: Edson Milton Genova
Suplente: Andrea Mieko Saito
Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA)
Titular: Paulo Cesar Limão Montilha
Suplente: Maria Inez Pereira Freitas
Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF)
Titular: Zélia Lopes
Suplente: Juçara Pais Gois
Texto: Leandro Silva
Fotos: Chico Ribeiro e Rejane Monteiro