Para servidores, roda de conversa desperta olhar humanizado no ambiente de trabalho

Categoria: Saúde Preventiva | Publicado: segunda-feira, janeiro 23, 2017 as 15:19 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o tema “Quem Cuida da mente cuida da vida” uma ação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) reuniu 100 servidores de diversos órgãos e autarquias numa roda de conversa com psicólogos e especialistas na manhã desta segunda-feira (23).

A ação faz parte do Janeiro Branco, uma campanha nacional, criada em 2014 por profissionais da área de psicologia com objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebrando tabus e alertando para questões de cuidados com as emoções, sentimentos, comportamentos e relacionamentos humanos, não só em casa, mas principalmente no ambiente de trabalho.

A roda de conversa promoveu um debate saudável acerca do tema dentro do ambiente de trabalho. Servidor da SAD, Sávio Rocha afirma que a ação trouxe um novo olhar sobre as tarefas que ocupa no dia a dia. “Me levou a pensar em trabalhar com um olhar mais humano para meus colegas. Observar cada membro da equipe não como uma engrenagem de uma grande máquina, mas como ser humano” pontuou Sávio.

7Z2A7310

Servidores atentos à fala da especialista Márcia Regina.

Já a servidora Teresa Armanda da Secretaria de Saúde (SES), parabenizou o Estado pela iniciativa. “É uma nova forma de olhar o servidor, um olhar humanizado e acolhedor. Às vezes na correria do dia a dia não percebemos que o nosso colega do lado esta precisando de uma atenção de uma palavra amiga” destacou.

Para Edil Silveira, servidor da Rádio e TV Educativa, a saúde mental é um tema que precisa ser debatido com mais frequência. “Esse é um problema antigo que agora ganhou o campo da mídia. Fico feliz que o Estado tenha essa iniciativa como a do Janeiro Branco, de proporcionar momentos em que possamos falar sobre o assunto que muitas vezes é tido como tabu” afirmou.

Responsável pela coordenadoria de promoção a saúde do servidor (coopserv) a psicóloga especialista em gestão publica e psicologia organizacional, Giselda Giffoni, destaca que dentre as maiores causas de afastamento do trabalho ou aposentadorias são por doenças psíquicas e emocionais. “A roda de conversa é a primeira ação do ano da SAD, que tem uma coordenadoria para cuidar especialmente da saúde do servidor em todos os aspectos, seja mental, espiritual ou social. Iniciativa que pretendemos expandir para todos os gestores públicos” afirma Giffoni.

A ação realizada no auditório Pedro de Medeiros no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, contou ainda com a especialista Márcia Regina Teixeira Minari, psicóloga da saúde ocupacional da UFMS, mestre em psicologia da saúde pela UCDB e doutoranda em psicologia da saúde pela UCDB.

 

Mireli Obando, da Assessoria de Comunicação da SAD

Fotos: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.