Governo reforça compromisso com a segurança formando todos policiais penais aprovados em concurso público

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 3, 2022 as 16:53 | Voltar

Com mais de 1300 pessoas convocadas para participarem do curso de formação penitenciária desde 2016, o Governo do Estado realizou nesta sexta-feira (3) a formatura dos últimos remanescentes que atingiram a nota de corte do concurso vigente para compor o quadro de servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), representando a maior convocação da história da instituição em um mesmo certame.

Com carga horária total de 420 horas/aula, o 39º Curso de Formação foi promovido pela Escola Penitenciária (Espen) e representou a última etapa do concurso público, de caráter classificatório e eliminatório, envolvendo 15 disciplinas e estágio nas unidades prisionais. Ao todo, 189 alunos concluíram com êxito esta etapa, que os qualifica a serem nomeados na função de policiais penais do Estado.

“O Governo entende o quanto a sociedade precisa de vocês. Nosso governo tem um olhar voltado à parte da segurança, e por isso temos buscado potencializar estrutura da Agepen e agora da Polícia Penal”, garantiu a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Nardes, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento.

Em discurso, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que é uma grande satisfação formar mais uma turma de futuros policiais penais, que irão contribuir de forma expressiva com a segurança pública.  “Todos passaram por um treinamento de excelência e estão aptos a colocar em prática o que aprenderam, zelando sempre pelo profissionalismo, responsabilidade e cumprimento da Lei de Execução Penal”, reforçou.

Entre outras funções, a Polícia Penal em Mato Grosso do Sul atua no policiamento e a segurança dos estabelecimentos penais, envolvendo atividades dentro e fora das prisões, como custódia, disciplina, escoltas, ações de inteligência, prevenção e repressão à prática de crimes em ambiente prisional.

Estar apto trabalhar como policial penal e poder servir a população é um sonho realizado para o concluinte Luiz Henrique Gomes, que viajou mais de 400 quilômetros para participar do curso de formação na Capital. “É um trabalho essencial para a segurança pública, que trabalha em conjunto com outras forças policiais”, destacou Gomes que é de Cassilândia.

A concluinte Karen Vasconcelos Alfonso também comemorou bastante a conquista, que, segundo ela, fará muita diferença em sua vida e de seus familiares. “Foi uma surpresa, muitos de nós tínhamos até perdido a esperança porque estávamos fora das vagas, mas o Governo nos chamou e agradeço a ele e a Deus por isso”, disse.

Durante a solenidade a Agepen realizou uma homenagem à diretora da Faculdade Estácio de Sá campo grande, Danieli Biacio que cedeu o espaço para a realização do curso de formação, demonstrando o compromisso social na capacitação de policiais penais que irão trabalhar para a construção de uma sociedade mais justa, segura e humanizada.

Também participaram da solenidade o secretário-adjunto de Segurança Pública, Ari Carlos Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Paulo Gimenez, o diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro e o diretor da escola Penitenciária, Vilson Guedes, representantes das polícias Federal e Civil, entre outras autoridades.

Keila Oliveira, Agepen

Fotos: Raquel dos Passos