Governo lança comitê para desburocratizar serviços públicos

  • Publicado em 03 jul 2015 • por Laiana Horing Nantes •

  • Carlos Terno

    Campo Grande (MS) – Na próxima terça-feira (07), às 8h, o Governador Reinaldo Azambuja dará posse ao Comitê Estadual de Desburocratização (CED), organismo vinculado a Secretaria de Administração e Desburocratização, que será responsável pela elaboração e acompanhamento de diretrizes que visem desburocratizar os processos organizacionais do Poder Executivo, viabilizando a implantação de medidas eficazes à simplificação e à celeridade do trabalho governamental.

    “O objetivo é desburocratizar as ações do governo, eliminando gargalos da administração pública e reduzindo a intervenção do Estado nas atividades do cidadão e do empresário, em processos como a obtenção de licenças, alvarás e pareceres”, explica o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, que irá coordenar a construção do Programa Estadual de Desburocratização. “Vamos verificar tudo o que pode ser simplificado nos fluxos administrativos e instrumentos legais, a exemplo de Leis, Decretos, Portarias, ato normativos, sem perder a lisura dos processos”, define Assis, completando que a intenção do Governo é criar um canal de comunicação para receber sugestões de empresas e dos próprios contribuintes.

    Com a medida, o Governo pretende além de agilizar a execução de programas, assegurar o cumprimento de objetivos prioritários; melhorar o atendimento ao público e reduzir a intervenção na vida do cidadão e nas atividades das empresas e outras entidades.

    Para a assessora executiva do Comitê, Berenice Jacob Domingues a desburocratização e a simplificação dos serviços ganham dimensão crucial na profissionalização e na qualidade dos serviços prestados pela administração. “É necessário e urgente, a construção de um programa específico que aglutine esforços e concentre ações de todos os órgãos e entidades em torno de um objetivo comum, de simplificar e melhorar o atendimento aos beneficiários do serviço público”, define.

    Comitê
    O comitê de Desburocratização estabelecerá regras que permitam racionalizar e simplificar o trabalho administrativo e eliminar formalidades desnecessárias. Serão estabelecidas metas e indicadores para a adoção de medidas de simplificação burocrática e também serão apresentadas propostas de modificações da legislação pertinente.

    Tomarão posse, os seguintes membros:

    Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)

    Titular: Carlos Alberto de Assis – Coordenador

    Suplente: Édio de Souza Viégas

    Titular: Berenice Maria Jacob Domingues – Assessor Executivo

    Suplente: Roberto Pereira Coelho

    Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV)

    Titular: Luciene Ferreira da Silva Soares

    Suplente: Ana Carolina Araujo Nardes

    Secretaria da Casa Civil (Casa Civil)

    Titular: Flavio da Costa Britto Neto

    Suplente: Diego Abud

    Secretaria de Fazenda (SEFAZ)

    Titular: Tadeu de Souza Lourenço Ferreira

    Suplente: Edson Massacazu Ochigame

    Superintendência de Gestão da Informação (SGI)

    Titular: Sandro Freire Chacha

    Suplente: Fábio Luis Almeida

    Procuradoria Geral do Estado (PGE)

    Titular: Fabíola Marquetti Sanches Rahim

    Suplente: Renata Corona Zuconelli

    Secretaria de Educação (SED)

    Titular: Silvana Fontoura Dorneles

    Suplente: Raquel Martins

    Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP)

    Titular: Helton Fonseca Bernardes

    Suplente: João Eduardo Santana Davanço

    Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST)

    Titular: Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre

    Suplente: Mirela Barbosa Vieira

    Secretaria de Habitação (SEHAB)

    Titular: Gislene Freire de Almeida

    Suplente: Maria Martins de Oliveira Ortiz

    Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI)

    Titular: Edgar Luiz Nazareth

    Suplente: Ivan Neiva Junior

    Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE)

    Titular: Edson Milton Genova

    Suplente: Andrea Mieko Saito

    Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA)

    Titular: Paulo Cesar Limão Montilha

    Suplente: Maria Inez Pereira Freitas

    Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF)

    Titular: Zélia Lopes

    Suplente: Juçara Pais Gois

     

    Rejane Monteiro – Comunicação SAD 

    Categorias :

    Desburocratização

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