Governo investe em qualidade permanente dos processos de RH através de ciclo de capacitações

Categoria: Capacitação, Gestão de pessoas | Publicado: segunda-feira, setembro 23, 2019 as 09:44 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os Recursos Humanos dos Órgãos vem em uma constante atualização, onde a área conquista cada vez mais empoderamento para realizar o seu trabalho com segurança e prestar um atendimento com mais qualidade aos servidores e munícipes.

Para fortalecer essa mudança de cultura dos RHs, entre os dias 16 a 20 de setembro, a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), por meio da Superintendência de Gestão de Vida Funcional (Sugesf), deu início ao Programa de Gestão de Qualidade Permanente dos Processos de RH.

Foram cinco dias de capacitação com foco nos seguintes temas: aplicação e conscientização da utilização do manual do servidor; gestão estratégica de pessoas através de indicadores; liderança e gestão de pessoas; cenários e perspectivas com as reformas previdenciárias; gestão de política de carreiras; gestão por competência; formas de provimentos; direitos e vantagens; afastamentos; movimentação de pessoal e sistema de entrada de dados (Sisged).

Cada tema foi ministrado por servidores do Estado que se propuseram a compartilhar conhecimento e capacitar os seus colegas de serviço público, são eles: Esaú Aguiar (Sefaz); Antônio Eládio (IFMS) ; Dra. Renata Raule Machado e Dra. Natália Koshiikene Damasceno Ramires (Ageprev); Terezinha Arantes Bernardes, Nayara Souza Nascimento, Maria Lucélia Pereira Lima, Dra. Tânia Regina Luzardo Sichinel, Mara Lúcia Beltrami e Luana Maria Rodrigues de Almeida (SAD).

Em 2019 serão seis turmas com servidores de Gestão de Pessoas de diversos Órgãos Estaduais, sendo duas no mês de setembro, duas em outubro e, por fim, duas em novembro. Para 2020, ainda no primeiro trimestre, estão previstas duas turmas exclusivas para os militares, com os mesmos conteúdos, porém ajustados às suas realidades.

De acordo com a superintendente de Gestão da Vida Funcional, Maria Lucélia Pereira Lima, o objetivo da reciclagem é aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos RHs com a padronização dos processos.

“Com a remodelagem dos processos e fluxos dos RHs, é muito importante realizar essa reciclagem para possibilitarmos a padronização dos procedimentos, uniformização de conhecimento e integração social. Além disso, também proporcionamos que os servidores tenham um conhecimento qualificado das suas ações e, assim, melhorar ainda mais as atividades desenvolvidas”, afirmou Maria Lucélia.

Para a coordenadora de RH da Sedhast, Sandra Cristina de Souza, a capacitação tem muita perspectiva de garantir a mudança de cultura e conceitos para o Estado e também foi primordial para o seu aperfeiçoamento.

“Essa remodelagem tende a facilitar o trabalho dos RHs e, apesar de utilizar algumas práticas da capacitação, eu pretendo disseminar mais ainda esses conhecimentos com a equipe e aplicar de uma forma que a gente tenha mais celeridade em todos os processos e para vida do servidor também.”

A capacitação, que contou com a parceria da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), faz parte do Contrato Interno de Gestão da Superintendência de Gestão da Vida Funcional.

Ana Letícia Gaúna - Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.