Governo inicia agenda com 45 sindicatos para validação de demandas

Categoria: FORUM DIALOGA | Publicado: quinta-feira, agosto 13, 2015 as 18:04 | Voltar

thumb_IMG_7760_1024

Campo Grande (MS) – Para construir uma política salarial permanente e iniciar efetivamente a validação das demandas apresentadas pelos 45 sindicatos que compõem o Fórum Dialoga, o Governo de Mato Grosso do Sul, através de um Comitê de Recursos Humanos, vinculado ao Conselho de Governança, iniciou na terça-feira (11), uma agenda positiva com as instituições. Na prática, o Conselho de Governança é composto pelos secretários de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, de Fazenda, Marcio Monteiro, da Casa Civil, Sérgio de Paula e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

De acordo com o coordenador do comitê, o secretário-adjunto da Secretaria de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas, a intenção do Governo é traçar um diagnóstico completo e levantar elementos suficientes para planejar a reposição salarial a curto, médio e longo prazo. “Tão importante quanto discutir a correção salarial que ocorre todo ano, é discutir pontualmente as distorções das carreiras. Essa discussão tem ainda, o objetivo de criar condições para que se desenvolva o programa de gestão por competências”, observou Édio.

Para isso, foi definida, uma agenda positiva com os 45 sindicatos que integram o Fórum. “Vamos sentar e colocar em discussão demanda por demanda apresentada por cada sindicato” resumiu Viégas acrescentando que essa 2ª fase do projeto deve ser encerrada ainda no segundo semestre.

Para o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, o Governo do Estado está empenhado em buscar resultados para a sociedade e a parceria com as entidades são fundamentais. “Chegamos ao Governo com a proposta de ouvir as pessoas, de construir soluções conjuntas e é neste sentido que estamos trabalhando.”, pontuou Assis.

Cronograma

Um cronograma de reuniões foi estabelecido pela comissão de Recursos Humanos, em conjunto com a Federação de Servidores Estaduais e Municipais (FESERP) para facilitar a discussão das demandas. O primeiro a defender suas reivindicações foi o Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINSAP) no dia 10 de agosto, na sequência, dia 12 de agosto, o Sindicato dos trabalhadores da extensão rural que concentra servidores da Agraer apresentou e defendeu suas demandas. No dia 13, o SINTISS que concentra servidores da saúde. Ainda no mês de agosto o cronograma prevê reuniões com o SINDSAD no dia 17, SIFEMS dia 19, SINDETRAN no dia 27 e SINFAE dia 31. Em setembro será a vez do SINDASP, dia 02 e SPPD no dia 04. As outras instituições ainda não confirmaram as datas das reuniões.

Na sequência, o Conselho de Governança dará continuidade as negociações com as entidades e terá a missão de levar uma proposta pronta ao Governador Reinaldo Azambuja.

Rejane Monteiro - Comunicação SAD