Para garantir maior eficiência e transparência na gestão e acesso dos documentos de órgãos e entidades estaduais, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização, através da Superintendência de Gestão Documental, está sistematizando suas informações. A medida faz parte do projeto de Gestão Documental que, em pouco mais de cinco meses, já eliminou 12.270 caixas arquivos contendo 245 mil espécies documentais.
Responsável pela aplicabilidade do projeto, a Superintendente de Gestão Documental, Doralice Martins explica que o trabalho desenvolvido pelo governo de MS tem como objetivo proporcionar à administração pública estadual maior eficácia na realização de suas atividades com a melhoria dos serviços arquivísticos bem como resgatar a função social que os arquivos devem ter, garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania e sendo, para o próprio Estado, suporte para decisões político-administrativas.
Para o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis o Governo de MS sai na frente com o cumprimento da Lei n. 8.159, de oito de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos. “É sem dúvida, o primeiro passo do Governo do Estado para a entrada na era digital com a sistematização e modernização das informações, iniciando pelos processos administrativos”, definiu.
Todo o processo de aplicação dessa ferramenta será acompanhado pela Superintendência de Gestão Documental com orientação e capacitação aos servidores, de todas as secretarias, inclusive com a realização de cursos para orientar sobre as possibilidades de adequações necessárias ao aprimoramento do serviço em função das particularidades de cada setor.