Campo Grande (MS) – Para informatizar todo o programa operacional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização pretende implementar nos próximos dias, novos sistemas de Gerenciamento de Informação.
Ontem, o secretário Carlos Alberto de Assis, acompanhado do adjunto Édio de Souza Viégas e de uma equipe de assessores estratégicos, esteve na sede da Superintendência de Gestão da Informação (SGI) para conhecer os novos sistemas de gerenciamento de informações (BI) que incluem Gestão de Contas Públicas, Banco de Preços, Comunicação Interna, Gestor de Compras, Gestão de Contratos, Gestor de Diárias, Gestor de Estrutura Organizacional e Sistema de Acompanhamento de Gastos. Na prática, o novo o projeto sistêmico pretende informatizar 100% das informações operacionais da Secretaria de Administração e Desburocratização.
Em fase de testes, os novos sistemas serão implementados nos próximos dias e incialmente, o acesso será permitido apenas a assessores estratégicos dos departamentos. “É necessário que a equipe crie uma maturidade sistêmica antes de liberarmos esse acesso a todos os órgãos como é o projeto”, explicou o superintendente da SGI, Alessandro Menezes.
Uma das novidades é o sistema de comunicação interna, já em fase piloto com os servidores da Agiosul e da Ageprev. A ferramenta vai proporcionar maior agilidade nas questões internas, com o envio de Ofício e CI eletrônica, descartando totalmente o uso de papel e colocando em prática a primeira ação do projeto de desburocratização da máquina pública. A implementação dessa comunicação em todos os órgãos do Estado é uma das metas da SAD para 2015.
Outra ferramenta que pretende produzir grandes resultados ao Governo do Estado é o Sistema Gestor de Compras Públicas, que permitirá programar com mais eficiência as compras governamentais.
Na visão do secretário Carlos Alberto, é possível transformar qualquer gestão quando existe vontade política e não resta dúvida, de que conduzir o Mato Grosso do Sul da era analógica para a era digital é uma das grandes metas do Governador Reinaldo Azambuja. “Estamos firmes e imbuídos nessa meta de profissionalizar a gestão, de produzir resultados, mas acima de tudo de deixar um Estado organizado e desenvolvido para os sul-mato-grossenses”, concluiu o secretário.
Rejane Monteiro – SAD