Aconteceu na sexta-feira (6), no auditório da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso Sul a solenidade de entrega do Relatório Anual 2024 do Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo de MS, com a apresentação das principais atividades e resultados alcançados ao longo do ano.
Elaborado pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e pela Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), o relatório apresenta o monitoramento e a avaliação trimestral do desempenho do programa, incluindo feedbacks de estagiários e gestores, além de dados sobre o número de participantes, abrangência estadual e os impactos gerados. O documento foi subdividido em seções: Execução, Monitoramento e Avaliação; Comunicação; Situação Atual; e Execução Financeira.
O relatório detalha ainda, as ações realizadas entre os meses de fevereiro à outubro, com ênfase em iniciativas como: o programa de rádio “A Máquina por Dentro”, que exibiu episódios com entrevistas de gestores e estagiários, e o Ciclo de Debates Urgentes, promovendo discussões de temas estratégicos. Outras atividades incluem Rodas de Conversa, reuniões do Conselho Deliberativo e avaliações trimestrais que garantem o monitoramento contínuo e a melhoria do programa. Além disso, são fornecidas informações sobre a divulgação, registro e comunicação do programa.
Durante o evento, o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, compartilhou sua experiência pessoal como ex-estagiário, destacando a importância do programa.
“Eu também fui estagiário no estado de Mato Grosso do Sul, começando no Inmetro aos 17 anos, e essa experiência transformou minha vida, o que demonstra a importância do programa de estágio, abre portas para o conhecimento e para o contato com o poder público. Quero deixar claro: o programa de estágio não será descontinuado. Pelo contrário, nossa meta é aprimorá-lo, integrando uma visão estratégica que valorize a empregabilidade. Já estamos trabalhando em uma nova formatação, em parceria com a Escola de Governo, para criar um banco de talentos e fortalecer ainda mais o papel dos estagiários na administração pública”, destacou.
O objetivo desse extrato é medir e divulgar as ações realizadas e os resultados do monitoramento e avaliação do período. O documento está disponível no site oficial do Programa de Estágio do Governo de MS (para acessar, clique aqui), permitindo à sociedade acompanhar as iniciativas e analisar os impactos gerados para gestores e estagiários, possibilitando avaliações e atualizações necessárias.
Empregabilidade
A empregabilidade é um dos principais objetivos estratégicos do programa, e uma das metas estabelecidas foi garantir que 40% dos estagiários egressos fossem inseridos no mercado de trabalho. Para avaliar o alcance dessa meta, foi realizada uma pesquisa com os participantes das turmas 01 e 02, que concluíram o programa no início de 2024.
Os resultados da pesquisa revelaram que aproximadamente 62% dos respondentes estão atualmente empregados, ocupando posições tanto em órgãos públicos, quanto na iniciativa privada. Esse índice ultrapassa significativamente a meta inicial de 40%, demonstrando de forma clara e objetiva o sucesso alcançado pelo programa.
Esse alto índice de empregabilidade evidencia uma efetiva inserção dos estagiários no mercado de trabalho, o que reforça o impacto positivo do programa na promoção da empregabilidade de seus egressos. Conforme o coordenador estratégico do Programa de Estágio, Pedro Ortale, cabe destacar que a empregabilidade é um grande desafio.
“Firmamos um acordo de cooperação com a Funtrab, que ainda está em vigor, e acredito que deva continuar, para que se torne um instrumento ainda mais eficaz na obtenção da meta de empregabilidade. Contudo, vale ressaltar que, independentemente desse aspecto, já conseguimos alcançar resultados que superaram a meta estabelecida no mapa estratégico. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o programa tem gerado impactos significativos na inserção de nossos egressos no mercado de trabalho”, enfatizou o coordenador estratégico do programa.
Para a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, os resultados positivos apresentados no documento refletem o compromisso do governo estadual em promover uma gestão pública eficiente e inclusiva, fortalecendo a formação de jovens talentos e a qualidade dos serviços prestados à população sul-mato-grossense.
“O desempenho alcançado demonstra a eficácia do programa e seu alinhamento com as metas estratégicas do governo, como a ampliação da empregabilidade e o fortalecimento da cidadania. A apresentação do relatório reforça o compromisso governamental de continuar aprimorando o programa, além de oferecer novas oportunidades de formação e desenvolvimento para os estagiários”, ressaltou a diretora-presidente.
Resultado da Avaliação do Último Trimestre do Plano de Trabalho – agosto a outubro de 2024
O Plano de Trabalho é um documento elaborado pelo gestor, com a colaboração do estagiário, que engloba um conjunto de atividades relacionadas à área de formação do acadêmico. Essas atividades devem ser realizadas pelo estagiário ao longo de um período de 12 meses.
É uma ferramenta importante para orientar e acompanhar o desenvolvimento do estagiário durante o programa. Referente aos meses de agosto, setembro e outubro, foram realizados 53 projetos, desses 33 foram concluídos. Ao longo do período, 107 processos tiveram andamento.
Resultado da Avaliação Trimestral do Gestor
Os dados dessa avaliação são fundamentais para entender o desempenho dos estagiários e a eficácia do programa, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
No último trimestre, aproximadamente 56,5% dos gestores responderam ao formulário de avaliação, totalizando 52 dos 92 gestores participantes do Programa de Estágio do Governo de MS. Entre os 128 estagiários cadastrados, 52 foram avaliados, representando 40,5% do total. Vale destacar que alguns gestores supervisionam mais de um estagiário.
Cumprimento de prazos: Dos 52 estagiários avaliados, 38 sempre cumprem as atividades dentro do prazo, 11 cumprem frequentemente e 3 cumprem ocasionalmente.
Qualidade e eficiência: 40 estagiários sempre desenvolvem as atividades com qualidade e eficiência, 9 frequentemente e 3 ocasionalmente.
Colaboração e trabalho em equipe: 40 estagiários sempre agem de forma colaborativa e construtiva em equipe, 6 frequentemente e 6 ocasionalmente.
Iniciativa e proatividade: 38 estagiários sempre demonstram iniciativa e proatividade no ambiente de trabalho, 7 frequentemente, 6 ocasionalmente e 1 nunca demonstram.
Inovação e propostas de melhorias: 28 estagiários sempre propõem alterações inovadoras no processo de trabalho, 13 frequentemente, 8 ocasionalmente e 3 nunca propõem.
Relatório de Avaliação Trimestral do Estagiário – Turmas 03 e 04
O formulário referente ao período objeto do presente relatório foi respondido por 89 estagiários, correspondendo a cerca de 69,5% da turma que totaliza 128.
Contribuição das atividades para a formação profissional: 67 estagiários concordam totalmente que as atividades desenvolvidas contribuem para o aprimoramento de sua formação profissional, 15 concordam parcialmente, 3 são neutros e 4 discordam.
Adequação das condições de infraestrutura: 67 estagiários concordam totalmente que as condições de infraestrutura colocadas à sua disposição são adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho, 16 concordam parcialmente, 3 se posicionaram como neutros e 3 discordam.
Articulação das atividades com o plano de trabalho: 76 estagiários concordam totalmente que as atividades desenvolvidas estão articuladas ao seu plano de trabalho, 11 concordam parcialmente, 0 foram neutros e 2 discordam.
Integração com a equipe do setor: 74 estagiários se sentem totalmente integrados, 9 parcialmente, 3 são neutros e 3 não se sentem integrados.
Conciliar estágio com o curso: 64 estagiários conseguem conciliar totalmente, 19 parcialmente, 5 são neutros e 1 não consegue.
Para acessar o relatório completo, clique aqui.
Programa de Estágio
Atualmente o Programa de Estágio atende 129 graduandos do Estado de Mato Grosso do Sul, provenientes de 6 Instituições de Ensino diferentes (UCDB, UEMS, UFGD, UFMS, UNIDERP-ANHANGUERA e IFMS), parceiras do programa, atendendo a 32 órgãos estaduais distribuídos em 8 municípios (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã, Nova Andradina e Três Lagoas).
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Transição
O Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul está em fase de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a gestão do programa será transferida para a SAD (Secretaria de Estado de Administração), com a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul). Atualmente, o programa conta com a parceria da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e as instituições de ensino UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Texto e fotos: Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov