Secretários alinham ações para o lançamento do Programa Estadual de Desburocratização

Categoria: Desburocratização | Publicado: quinta-feira, abril 14, 2016 as 14:05 | Voltar

7Z2A1915

Campo Grande (MS) – Com a intenção de diminuir os trâmites burocráticos, modernizar processos e facilitar a entrega dos serviços públicos ao cidadão, o Governo de Mato do Sul lança no início do mês de maio, o Programa Estadual de Desburocratização. Coordenado pelo Comitê Estadual de Desburocratização, o programa já apresenta 26 ações práticas, antes mesmo de ser lançado.

Para alinhar as ações, além dos secretários de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, de Fazenda, Marcio Monteiro e de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, cerca de 40 gestores de diversos órgãos de administração estadual, estiveram reunidos na manhã de hoje (26) para colocar em discussão os avanços obtidos com o trabalho do Comitê, lançado em julho do ano passado e apresentar um panorama de todas as ações prioritárias, que facilitam o acesso do cidadão sul-mato-grossense aos serviços do Governo de Mato Grosso do Sul.

7Z2A1905

Coordenador do Comitê, o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis abriu a reunião pontuando que a gestão pública passa por um novo momento e que é preciso que os gestores se reinventem, criem novas alternativas que minimizem custos e otimizem os resultados. “Inicio a reunião agradecendo o empenho e o comprometimento de cada um, porque através desse trabalho, que não tem sido fácil, iremos lançar o Programa com 26 ações práticas já implementadas e funcionando”, pontuou Assis, citando exemplos como a matrícula digital, a emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) online e a emissão de alvarás online do Corpo de bombeiros para estabelecimentos com até 750m².

7Z2A1888

Secretária Executiva do Comitê, a servidora Berenice Jacob Domingues contextualizou sobre o trabalho de levantamento e mapeamento de processos, a agenda positiva com as instituições que representam a sociedade durante todo ano de 2015 e o como será o direcionamento dos trabalhos a partir do lançamento do Programa Estadual. “Fizemos um trabalho minucioso de levantamento e mapeamento de todos os processos que apresentavam algum gargalo ou alguma dificuldade e que nos impediam de atender, de forma objetiva e fácil o nosso cidadão. Já sabemos onde é possível simplificar e de que forma vamos atuar”, explicou.

7Z2A1895

Para o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro desburocratizar é se despir de conceitos e buscar efetivamente os resultados. “Na desburocratização tem dois pontos importantes que precisamos vencer. Porque tudo isso é feito com objetivo claro de proteger o bem público. Os caminhos, os atalhos são institucionalizados e nós precisamos nos despir disso. Precisamos enxergar que desburocratizar é buscar efetivamente o que tem resultado, ou seja, nós podemos deixar de fazer muito do que estamos fazendo e que muitas vezes, não é necessário. A desburocratização é importante e necessária e se nós conseguirmos fazer a nossa parte já estaremos avançando muito”, afirmou.

Titular da pasta de educação, a secretária Maria Cecília Amêndola da Motta lembrou que se despir dos pré-conceitos é quase sempre algo muito difícil citando todo o processo que envolveu a implantação da matrícula digital. “Para trazer a matrícula online para rede estadual foi algo bastante difícil, foram seis meses para convencer a equipe responsável, porque os nossos servidores trabalhavam com aquela cultura do papel da mão. Foi um avanço significativo a implantação desse sistema e tenho a certeza de outros sistemas virão”, lembrou.

Ao finalizar a reunião, Assis completou que o projeto que será lançado nos próximos dias, mas que será constantemente atualizado, só terá efetividade com a participação de cada servidor, de cada gestor. “Finalizo agradecendo o comprometimento de cada um e dizendo a vocês que não há nada mais prazeroso para um gestor público que apresentar uma facilidade ao cidadão”, resumiu Assis.

Rejane Monteiro - Comunicação SAD

Fotos – David Majella