Gestão por competências terá inicio com mapeamento de servidores de pastas estratégicas

Categoria: Servidor | Publicado: terça-feira, junho 7, 2016 as 14:27 | Voltar

Campo Grande (MS) – Para dar início ao processo de implantação do projeto de Gestão por Competências no Governo do Estado que terá com foco principal o desenvolvimento dos servidores públicos através do aperfeiçoamento das habilidades e valores individuais, a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), reuniu no início da manhã de hoje (07), cerca de 350 servidores pastas estratégicas do Governo, para detalhar como será o processo.

Titular da pasta, o secretário de Administração e Desburocratização Carlos Alberto de Assis abriu a reunião pontuando que este é um Governo que trabalha ouvindo as pessoas e que o início desse processo coloca em prática mais uma ação dessa gestão moderna que vem sendo implementada em Mato Grosso do Sul. “Esse projeto vem justamente para valorizar, para motivar aquele servidor que busca o conhecimento. Vamos motivar e oferecer todo suporte para que juntos possamos atingir melhores resultados, mas para isso, precisamos do envolvimento de todos vocês”, pontuou Assis.

Já o secretário adjunto, Édio de Souza Viégas observou que a valorização do servidor envolve outros mecanismos. “Nossa proposta é revolucionar a política de valorização do servidor deixando pra trás aquela velha prática de só discutir a data-base todo mês de maio”, avaliou completando que o grande objetivo é construir nesse primeiro momento nas pastas estratégicas uma estrutura que possa permear por todo Governo.

Representante do Movimento Brasil Competitivo, a ex-secretária de Planejamento do Governo de Minas Gerais, Renata Vilhena explicou que a metodologia de gestão por competências nada mais é do que preparar as pessoas e as instituições para o cumprimento dos indicadores e metas de gestão. “Mas o que são competências? São os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que todos os servidores precisam ter desenvolvidas para que eles possam colaborar no cumprimento das metas do contrato de gestão. Mas, antes de antes de qualquer coisa, é preciso que o servidor se sinta valorizado, que ela possa ter um crescimento profissional, mas que acima de tudo seja motivado e esteja feliz no ambiente de trabalho para que ele possa produzir cada vez mais”, explicou Vilhena completando que já está em processo bastante adiantado um estudo para que todos os servidores de Mato Grosso do Sul possam ter suas promoções por mérito.

Ainda em seu discurso de apresentação Vilhena citou que a iniciativa já vem sendo desenvolvida em várias empresas públicas como Funasa, Emprapa, Banco do Brasil, Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo, Banco Central, Supremo Tribunal de Justiça, Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia.

Engajamento

Gerente do projeto, a psicóloga e servidora de carreira da SAD, Ana Carina do Prado Ávila Verbisck apresentou todas as ferramentas que serão utilizadas no processo e pontuou que o mais importante nesse momento é o engajamento de cada servidor. "Vamos iniciar o processo de levantamento das competências e não há ninguém melhor que o próprio servidor para nos auxiliar nesse processo", observou ao revelar que os servidores da administração e da pasta de governo e Gestão estratégica poderão responder a três perguntas de um questionário que será registrado online, por meio do site www.meritocracia.ms.gov.br,  a partir do dia 16 de junho.  "São três perguntas simples e fáceis e o servidor poderá responder quando quiser já que o questionário estará disponível em uma ferramenta online", classificou.

Rejane Monteiro, da Assessoria de Comunicação da SAD

Fotos: David Majella

 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.