Campo Grande (MS) – A fim de aprofundar o debate e dar continuidade às discussões sobre o projeto piloto do Programa de Gestão por Competências, o Governo do Estado através da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), por meio da Fundação Escola de Governo (Escolagov) reuniu na manhã desta segunda-feira (14) servidores de recursos humanos de diversos órgãos estaduais e representantes sindicais para uma palestra com o tema “Gestão de Desempenho”.
Consultor do Instituto Publix e especialista em Gestão de Pessoas Mário Woortmann, definiu “Gestão de Desempenho” como um processo sistemático que visa aprimorar performances organizacionais por meio do desenvolvimento de indivíduos e equipes. “É um sistema de gestão estrutural que ajuda a criar bases como estimular, monitorar, acompanhar e identificar os resultados gerados pelos indivíduos dentro das equipes, de maneira colaborativa e pra organização como um todo” destaca o consultor.
Na prática a ferramenta auxilia na busca por competências que vão ao encontro de objetivos estratégicos a fim de potencializar resultados. Todo o processo envolve fatores como gestão organizacional, planejamento de RH com o mapeamento de competências, recrutamento e seleção, orientação e treinamento inicial, planejamento de desempenho, acompanhamento, avaliação do desempenho, feedback de desempenho, que leva ao desenvolvimento profissional e consequentemente ao reconhecimento e recompensas.
Coordenado pela SAD, o Programa de Gestão por Competências assinado pelo Governador Reinaldo Azambuja no ano passado, foi implantado em formato de projeto piloto no Imasul com a finalidade de alinhar habilidades e competências individuais de acordo com as necessidades do órgão.
Para o secretário adjunto da SAD, Édio Viegas o tema vem esclarecer duvidas e aprofundar o debate sobre esse novo mecanismo que futuramente o Governo quer expandir para todo Estado. “A palestra veio reforçar a importância estratégica da ferramenta de Gestão por Competências. O governo esta investindo no que há de mais moderno na área de gestão de pessoas que é a gestão por competências com base no desempenho do servidor” aponta o adjunto, afirmando que a intenção principal do governo é potencializar as competências do servidor baseado no seu desempenho e consequentemente fazer com que o Estado funcione melhor. “Com a implantação do programa em todo o Estado o maior beneficiário será o cidadão” conclui o secretario adjunto da SAD.
Mireli Obando – Assessoria de Comunicação SAD
Fotos – Rejane Monteiro