Equipe da SAD apresenta projetos inovadores no maior Congresso de Gestão Pública do país

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 7, 2017 as 09:42 | Voltar

Brasília (DF) – Marcado por estratégias modernas de inovação na gestão pública, o X Congresso Consad de Gestão Pública que acontece entre os dias 4 e 7 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília contou na tarde desta quinta-feira (06) com Painel: Modernização do Macroprocesso de Compras Governamentais do Estado de MS, apresentado pelas gestoras da equipe técnica de Gestão Estratégica da Secretaria de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul.

Coordenadora da equipe de gestão estratégica da SAD: Hosilene Lubaschesck durante apresentação do painel: Modernização do macroprocesso de compras governamentais do estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo Hosilene Lubaschesk, coordenadora da equipe de Gestão Estratégica da SAD, responsável pela elaboração e apresentação dos projetos, quatro iniciativas de modernização na gestão pública em fase de implantação no Estado estão sendo apresentadas durante a programação do Congresso. Foram 400 projetos inscritos, e apenas 147 selecionados, sendo 4 deles, projetos desenvolvidos na Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) de Mato Grosso do Sul.

Lais Caldeira, gerente de projetos da SAD durante apresentação do projeto e-Fornecedor.

“O Brasil tem um alicerce forte. É preciso apenas saber reerguê-lo. E, isso, acontecerá em breve”. A mensagem da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Livânia Farias, marcou a abertura do X Congresso Consad de Gestão Pública. Ao comemorar uma década de trabalhos em prol do desenvolvimento da administração pública, a presidente ressaltou a importância do comprometimento dos gestores públicos para a construção de um Estado forte, mesmo frente ao contexto de incertezas econômica e política que vive  o país.

Secretários de Estado de Administração e representantes de todo Brasil durante X Consad, maior Congresso de Gestão Pública do país.

Livânia ainda lembrou sobre a importância da troca de experiências, dos esforços coletivos que, muitas vezes, estão longe das coberturas midiáticas. “O Consad tornou-se uma instituição em defesa do interesse público, que está acima das disputas partidárias. Buscamos respostas às demandas da sociedade por meio de estudos sobre a aplicabilidade da modernização, tecnologia, inovação. Temos mais de 1.500 trabalhos disponíveis sobre boas práticas de diversos locais do país. É um intercâmbio valioso que precisa ser explorado e agregado cada vez mais”, conclui.

Para Gleisson Rubin, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o país mostra sinais positivos de recuperação econômica, ainda que tímidos, mas que apontam melhorias no cenário. No entanto, Rubin alerta para uma terceira crise estabelecida entre Estado, cidadãos e empresas: a de confiança. Segundo ele, desde as manifestações populares de 2013, é possível detectar reflexos da desconfiança da sociedade na capacidade da gestão pública em atender as demandas da população. “ O Estado precisa reconhecer a sociedade, bem como as empresas, como clientes que necessitam de atendimento com a máxima de eficiência. Além das indagações sobre os gastos públicos exagerados, existe uma profunda insatisfação sobre o nível dos serviços prestados”, afirma.

Para ele, o congresso é uma grande oportunidade para a reflexão sobre a necessidade da modernização “da porta para dentro” nas instituições públicas. Segundo o secretário, a redução de gastos e desburocratização ainda são os principais caminhos para uma gestão mais eficiente.

Denise Donati, coordenadora nacional do Projeto de Compras Governamentais, do Sebrae Nacional, acredita que a crise de confiança pode afetar drasticamente as pequenas empresas e lembra que é preciso quebrar paradigmas em relação às grandes companhias oferecendo, cada vez mais, capacitações e oportunidades de crescimento para essas empresas. “As pequenas empresas integram, hoje, mais de 50% da mão de obra do país. Vivemos um momento crítico em todos os segmentos e precisamos fortalecer nossos papéis no cenário econômico do país”.

O evento segue até às 18h desta sexta-feira (7), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Rejane Monteiro, da assessoria da SAD com informações do Consad

Fotos: Rosivaldo Moreira e arquivo pessoal