Em evento com a ministra da Mulher, titular da SAD defende a importância do protagonismo feminino na gestão pública

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 31, 2023 as 18:28 | Voltar

Encerrando as atividades da campanha “O Protagonismo das Mulheres Sul-Mato-Grossenses”, alusivas ao Mês da Mulher, a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves visitou Mato Grosso do Sul, onde participa de uma série de atividades, entre elas, um café da manhã promovido pelo Governo do Estado para dialogar sobre as políticas públicas para a mulher.

Foram convidadas autoridades políticas e as mulheres que integram a gestão estadual, como secretárias, adjuntas, subsecretárias e procuradoras. Representando a Secretaria de Administração, a titular Ana Carolina Nardes, participou do momento de interatividade e troca de ideias.

“É uma honra ter como ministra da Mulher, uma pessoa engajada na causa feminina e que fortaleceu sua trajetória por meio de um grande trabalho realizado em Mato Grosso do Sul. Sou defensora da sororidade, da luta conjunta, confiando que um dia conquistaremos uma sociedade onde haja equidade e a mulher tenha cada vez mais espaço, oportunidades e respeito para crescer”, destaca Ana Nardes.

Ainda de acordo a secretária, a gestão do governador Eduardo Riedel é um exemplo de integração, onde muitas mulheres ocupam cargo de destaque.

“Me orgulho por integrar o quadro de mulheres do Governo do Estado, onde temos voz e espaço de liderança no desafio de construir um estado cada vez mais inclusivo e próspero e acima de tudo, onde a mulher tem importante papel na construção da gestão pública”, finaliza a secretária.

Defendendo a transversalidade na elaboração de políticas públicas, a ministra da Mulher recordou que a luta por igualdade é antiga e de grande importância social.

“Desejamos que Mato Grosso do Sul seja referência nas Políticas Públicas para as mulheres. Temos que pensar a cidade, a saúde, a segurança e todos os temas sociais também para as mulheres. Não é uma luta fácil, mas sei que todas as secretárias e gestoras aqui presentes ajudarão o Governo nesta caminhada e que veremos mais mulheres conquistando espaços de poder”, defendeu a ministra.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel fortaleceu a importância da atuação integrada entre secretarias e setores do Executivo e por fim, entregou de presente à ministra, uma produção da cultura regional, por meio de um quadro que expressa a representatividade feminina.

“Pretendo, enquanto primeira-dama, alinhar as ações entre todas as mulheres que atuam na gestão para juntas, construirmos uma trajetória de trabalho e conquistas”, afirmou.

Após o café da manhã, realizado no Receptivo do Governo, foi realizado no auditório do Bioparque Pantanal, o Encontro Estadual de Gestoras e a apresentação da nova sede do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher). Referência no atendimento social e acompanhamento psicológico continuado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, o novo Ceam Cuña M’baretê vai possibilitar melhor acolhimento às vítimas em um espaço mais amplo. O centro funciona como ponto de acompanhamento psicológico continuado de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, através de equipe técnica qualificada e especializada.

Desde que abriu as portas, em 1999, o Ceam realizou um total de 83.822 atendimentos. Só nos últimos três anos, foram 6.909 mulheres atendidas.

Sobre a ministra - Paulista, a ministra conhecida como Cida Gonçalves construiu sua trajetória política em Campo Grande (MS), onde foi coordenadora do movimento popular de mulheres nas décadas de 80 e 90. Como representante desse grupo, coordenou o processo de articulação e fundação da Central dos Movimentos Populares no Brasil.

É especialista em gênero e em enfrentamento à violência contra mulheres e ativista de defesa dos direitos das mulheres há mais de 40 anos.No início dos anos 2000, foi assessora da Coordenadoria à Mulher da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho do Estado. Também foi, entre 2003 e 2016, secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, atuando na construção da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio.

 

Elci Holsback - SAD

 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.