Campo Grande (MS) – Para promover medidas de fortalecimento da eficiência administrativa, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou na manhã desta terça-feira (01), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o processo de acreditação no sistema de compras do estado. A reunião, com representantes da secretaria de Administração e Desburocratização, secretaria de Fazenda e técnicos da licitação tem por objetivo alinhar algumas práticas estaduais a plataforma de trabalho utilizada pela instituição que financia anualmente, cerca de 30 mil contratos em 26 países.
Representante do BID, o advogado e economista francês Edwin Tachlian observou que serão necessários de quatro a cinco meses de trabalho interno para que as instituições possam mapear os processos e promover alguns ajustes técnicos. “Teremos de quatro a cinco meses de muito trabalho, mas a boa notícia é que uma vez liberada, a validação não tem prazo de validade”, pontuou ao completar que passada a fase de validação, a instituição passa a realizar apenas algumas ações de monitoramento no sistema.
Para o secretário Carlos Alberto de Assis, além de uma ferramenta eficaz no controle dos gastos públicos, a validação reflete a transparência com que vem sendo conduzida o sistema de compras públicas em Mato Grosso do Sul. “O pregão eletrônico tem se consagrado a principal ferramenta da nossa administração na área de compras governamentais. É a modalidade mais econômica, rápida e transparente porque a sociedade pode acompanhar pela internet as compras eletrônicas feitas pelo governo”, resumiu.
A expectativa do Governo do Estado é que a validação ocorra ainda em 2015. Para isso, a administração estadual terá de cumprir algumas exigências como o envio de documentação oficial do Governo à instituição, o fortalecimento de algumas ações de avaliação e monitoramento dos sistemas e parecer da Procuradoria Geral do Estado.
Rejane Monteiro – Comunicação SAD