Administração reúne gestores para atualizar política de gestão patrimonial

Categoria: Patrimônio Público | Publicado: terça-feira, abril 5, 2016 as 10:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – Para atualizar a política de gestão patrimonial que vem sendo adotada pelo Governo do Estado e apresentar as novas ferramentas do SispatWeb, o sistema de gestão patrimonial, a Secretaria de Administração e Desburocratização, por meio da Superintendência de Patrimônio e Transporte reuniu na manhã desta terça-feira (05), cerca de 25 gestores de autarquias e agências estaduais.

O objetivo, além de definir ações conjuntas para o levantamento geral dos bens móveis e imóveis do estado, colocou em debate a determinação do Governador Reinaldo Azambuja de atualizar o relatório de gestão patrimonial. Com média de 150 imóveis, representantes de autarquias e agências estaduais terão a missão de levantar, de forma organizada e objetiva, o relatório de todo patrimônio da administração indireta. A ação acontece porque algumas autarquias e agências municipais são proprietárias de bens móveis e imóveis em Campo Grande e no interior.

7Z2A1570

De acordo com coordenadora de Gestão Patrimonial da SAD, Adriana Moreira, a relação patrimonial individual de cada autarquia e agência estadual deverá constar no sistema de bens móveis, o SispatWeb que atende todas as determinações do Ministério da Fazenda e do Conselho de Contabilidade Federal para o Setor Público. Além de atender a todas as determinações exigidas em lei e auxiliar na compatibilidade dos registros contábeis e patrimoniais do Estado, o sistema dá mais agilidade aos gestores patrimoniais, pois reúne através de mídias eletrônicas, todos os relatórios de forma ampla e interativa. Ainda segundo Adriana, o sistema oferece a funcionalidade necessária para execução dos processos de alienação de veículos, máquinas agrícolas e rodoviárias, equipamentos mobiliários, semoventes, entre outros.

Já o superintendente de Patrimônio e Transporte, José Alberto Furlan pontuou que durante o mês de maio, todos os gestores deverão passar por treinamento para entender de forma mais rápida e fácil, as ferramentas do sistema e que esse é o primeiro passo para construção da Rede SAD de Gestão Patrimonial que deve ser lançada ainda no primeiro semestre. “Organizar o nosso patrimônio é favorecer a gestão. E quanto maior o número de servidores capacitados para essa organização, mais agilidade e efetividade nas ações de Governo. Esse é apenas o primeiro passo para a construção de uma grande Rede de gestores de patrimônio que estaremos lançando em breve”, finalizou Furlan.

Rejane Monteiro – Comunicação SAD

Fotos: David Majella