Campo Grande (MS) – “Boas práticas em compras governamentais” foi o tema de uma rodada de negócios entre gestores da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e representantes do setor de alimentos na tarde desta quarta-feira (9).
Na ação promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae) na programação da Rota do Desenvolvimento, o Superintendente de Licitação da SAD, Silvano Rech detalhou as iniciativas da Secretaria de Administração para incentivar o aumento na participação das micro e pequenas empresas locais e regionais nos processos de compras governamentais.
“Entre as iniciativas, o Catálogo de Materiais e Serviços, que contém a especificação completa de produtos e serviços que o Estado utiliza, o Plano de Compras com o detalhamento de todos os produtos e serviços que serão licitados ao longo do ano de 2017, o E-Fornecedor que de forma virtual cadastra o fornecedor, e o próprio sistema integra os dados dos órgãos competentes para emissão das certidões exigidas para o cadastro, dando agilidade ao processo que habilita as empresas a participarem das licitações” pontuou Rech.
Coordenadora de Gestão Estratégica da SAD, Hosilene Lubacheski destacou o crescimento das micro e pequenas empresas que vendem para o Estado. “Em 2015 o número de micro e pequenas empresas que forneciam para o Estado era de 29,74%. Ainda estamos no mês de novembro e esse percentual já foi para 41,78%. E nosso objetivo é atingir números melhores e conseguir fomentar a economia local com a participação de vocês” finalizou Hosilene.
Participaram da rodada de negócios cerca de 50 representantes do segmento de alimentação, entre eles Jean Gonçalves, que afirmou ter mudado o pensamento com relação às compras governamentais depois da palestra. “Geralmente os micro e pequenos acreditam que é difícil participar de algum tipo de licitação para o Estado. Mas agora sei que é bem mais simples do que a gente pensa. E ver os gráficos do aumento da participação das pequenas empresas nas compras do Governo do Estado motiva outras pequenas empresas a também participarem” afirmou Jean, que é gerente de vendas da indústria de bebidas Refriko, com filial na região do Indubrasil.
Texto: Mireli Obando, Assessoria de Comunicação / SAD | Fotos: David Majella