Servidores da Governadoria aderem à campanha Novembro Azul

Categoria: Novembro Azul | Publicado: segunda-feira, novembro 21, 2016 as 14:33 | Voltar

Campo Grande (MS) – Servidores da Casa Civil e da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, lotados na Governadoria, participaram, nesta segunda-feira (21), de palestra sobre a saúde do homem, realizada pela Coordenadoria de Promoção de Saúde e Valorização do Servidor (Copserv), da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD).

azul

Ministrada pela enfermeira especialista em UTI e saúde do trabalho Michele Miron, do Hospital de Câncer de Campo Grande, a palestra buscou conscientizar homens e mulheres sobre a prevenção do câncer de próstata. A atividade faz parte das ações da campanha Novembro Azul. A campanha Novembro Azul foi apresentada aos servidores pela coordenadora da COPSERV. Giselda Giffon.

Segundo Michele, estudos apontam que quase 70 mil novos casos de câncer de próstata serão descobertos só em 2016, sendo esse tipo o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. “A cada seis homens, um vai desenvolver o câncer de próstata, seja maligno ou benigno”, disse.

A doença tem chance de cura de 90% se diagnosticada no começo. “Por isso é importante a prevenção”, falou. Homens de pele negra devem procurar atendimento médico a partir dos 45 anos para exames de rotina. Homens de pele branca a partir dos 50. “Fatores de risco para o câncer de próstata são o sedentarismo, a idade avançada e outros diagnósticos da família”, completou a enfermeira. Segundo ela, o exame mais comum é o de sangue, que detecta o nível da proteína psa. Se alguma alteração for detectada é necessário fazer o exame de toque.

Para realizar o exame de sangue e se prevenir contra o câncer de próstata o Hospital do Câncer de Campo Grande faz atendimento gratuito à população masculina, todas as manhãs. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3041-6000 ou direto na unidade, que fica no entroncamento da Avenida Ernesto Geisel com a Rua Marechal Rondon.

Bruno Chaves-Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.