Servidora da SED conquista 3º lugar no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública

Categoria: Prêmio de Gestão | Publicado: segunda-feira, outubro 30, 2017 as 16:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – A implantação da plataforma digital – Cheff Escolar tornou a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) mais eficiente, proporcionando aos seus usuários diretos mais praticidade, economia, rapidez, controle e segurança na execução dos recursos destinados ao Programa, enquanto que, para os beneficiários finais da política pública, garantiu-se maior qualidade e transparência na oferta da alimentação escolar. A iniciativa garantiu à servidora Adriana Rossato Souza, coordenadora da Alimentação Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (SED), o terceiro lugar no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”.

A implantação de plataforma digital representa um grande passo na busca por austeridade, transparência e eficiência na Administração Pública. Gerir bem os programas institucionais significa empregar corretamente os recursos oriundos dos contribuintes e devolver à sociedade serviços públicos de qualidade. Nós, servidores públicos fazemos a diferença na gestão. No nosso caso, temos uma responsabilidade muito grande na alimentação escolar das crianças da Rede Estadual de Ensino. Estamos comprometidos com a educação e também com a saúde. É importante desenvolver projetos como este. A gente se esforça e posso dizer em nome de todos que é extremamente prazeroso ser servidor público e puder contribuir com a melhoria de vida das pessoas”, afirmou Adriana durante a solenidade de Premiação, semana passada, em Campo Grande.

Como prêmio, Adriana recebe R$ 2 mil, além de certificado de participação como incentivo para continuar inserindo suas ideias e práticas nas das próximas edições.

Com o secretário Carlos Alberto, Adriana e as colegas da Alimentação, Cristiane e Jackeline, parceiras no desenvolvimento do Projeto.

Cheff Escolar

A implantação do Cheff Escolar faz parte de uma estratégia de ampliar e aperfeiçoar a execução do PNAE no Estado, considerando a sua complexidade em todo o processo. “A SED vislumbrou a necessidade de implantar uma plataforma de gestão da alimentação escolar que permitisse gerenciar as 365 escolas da rede, de qualquer lugar que se tivesse acesso à internet, reduzindo o ciclo de processos, eliminando o desperdício, tornando a gestão mais transparente e ágil, proporcionando à administração estadual, meios eficientes de planejamento e execução das atividades inerentes ao PNAE”, explica Adriana.

Com a implantação do sistema em plataforma web, os responsáveis pela Alimentação Escolar automatizam todas as suas rotinas de trabalho, como a distribuição de recursos financeiros para as escolas, a elaboração de pautas de licitação da iniciativa privada e de chamadas públicas para a agricultura familiar, a determinação dos valores per capitas, a elaboração dos cardápios, o gerenciamento de custos, o estoque e a quantidade de alimentos preparados e servidos, e muitas outras funções intrínsecas à Alimentação Escolar.

O Cheff Escolar possibilitou aos gestores das políticas públicas e aos órgãos controladores a visibilidade e transparência devidas na gestão e utilização dos recursos do PNAE, garantindo o respeito ao direito de acesso dos alunos a uma alimentação digna e saudável. “Além do compromisso com a modernização administrativa e a aplicação de tecnologias novas, foi concebida numa incessante busca pela excelência em ações políticas públicas de gestão, que figure a total transparência, equidade e eficiência na utilização dos recursos”, concluiu a coordenadora da Alimentação Escolar.

Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública

Seis servidores públicos estaduais receberam o total de R$ 24 mil durante a entrega de premiação do XII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Eles foram vencedores em duas categorias distintas: Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis. Ao todo foram 73 projetos inscritos. Para o governador Reinaldo Azambuja, a participação expressiva é fundamental para a dinâmica da gestão pública e cria uma competição saudável na busca de práticas inovadoras para melhorar a vida das pessoas.

Na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso o 1º colocado foi o bombeiro militar de Mundo Novo, José Alison Pinheiro de Souza, com o projeto Bombeiro na Escola – prevenção e cidadania aos jovens. O projeto tem por objetivo capacitar jovens na prevenção de acidentes, ensinar valores morais e cívicos, tornando-o um agente multiplicador em sua comunidade, prevenindo desastres e o aumento da violência.

O 2º lugar ficou com o projeto Concurso de Poesia – contribuindo com a educação escolar, do servidor do Corpo de Bombeiros Militar, de Ivinhema, Pablo Diego Barros de Jesus. A 3ª classificada foi a servidora da Secretaria de Estado de Educação (SED), Adriana Rosssato Souza, com o projeto Chef Escolar – sistema informatizado de gestão da alimentação escolar.

Para as Ideias Inovadoras Implementáveis a premiação de 1º lugar foi para o superintendente do Procon, Marcelo Monteiro Salomão, com a Implantação do Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc/Procon-MS). O objetivo do centro é atender integralmente os consumidores sul-mato-grossense viabilizando a política estadual de proteção, defesa e educação do consumidor.

Em 2º lugar ficou a servidora da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Sandra Mara Escobar, com o projeto de Implantação da Ouvidoria na empresa na que trabalha. Com a 3ª classificação foi para o servidor da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Edson Costa dos Santos, com o projeto A Universidade e a Gestão Pública: Uma proposta de gestão integrada e voltada ao social.

Emília Dorsa, Secretaria Estadual de Educação (SED)