Campo Grande (MS) – Representando a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), o coordenador do Programa Governo Consciente, Ian Leal esteve na manhã de hoje (11) na Secretaria de Educação do Estado (SED) participando da apresentação do programa aos servidores do órgão.
O projeto lançado oficialmente na ultima segunda-feira pelo governador Reinaldo Azambuja, tem por objetivo trabalhar a conscientização diária dos servidores públicos no que diz respeito ao consumo de agua, luz e telefone, reduzindo assim os custos e fazendo o uso eficiente dos recursos públicos.
Para o coordenador do programa Ian Leal, o dinheiro tem desvalorizado cada vez mais, e para enfrentar isso o Governo precisa da colaboração de cada servidor. “Se reduzirmos os gastos dentro das secretarias, o governo poderá investir mais em saúde, educação e segurança. Estamos em tempos difíceis, mas essa união pode fazer a diferença” finalizou.
Na ocasião a Secretaria de Educação, Maria Cecilia Amêndola falou da importância do programa e em como é possível fazer as adaptações necessárias. “Façam a diferença! Vamos agir como se estivéssemos em casa” afirmou referindo-se a como as pessoas tem buscado alternativas durante a crise. A secretária finalizou pedindo o comprometimento de cada servidor para fazer a diferença e atingir a meta do programa de Governo.
Responsável pela campanha na SED, o superintendente de administração e finanças, Marcelo Salomão apresentou o planejamento de uma série de dicas e ações que deverão ser adotadas de agora em diante na secretaria e futuramente ampliado para as escolas. Entre as ações está a redução de 20% no desperdício de material de custeio, redução de custo combustível e manutenção de veículos, redução de diárias e viagens intermunicipais e interestaduais, redução de gastos com telefonia, redução do consumo de agua e energia, e ainda, a criação do “Ronda Consciente” onde uma equipe irá monitorar e orientar os servidores.
De acordo com o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, a meta do programa é gerar uma economia em todas as secretarias e em áreas onde já está sendo feito um monitoramento de gastos. “Nosso objetivo é seguir a ideia praticada na Agepen, onde conseguimos economizar cerca de R$ 400 mil na conta de água”, pontuou.
O programa foi desenvolvido pela SAD, em parceria com as secretarias de Estado da Casa Civil, Governo e Gestão Estratégica e a Subsecretaria de Comunicação.