Lançada a “Capacitação de Auxiliar em Perícia Mecânica Automotiva e Moto Mecanização” para gestores e operadores de frota do Estado

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 4, 2022 as 09:53 | Voltar

Agilizar processos, economizar recursos e garantir serviços de qualidade na gestão e manutenção da frota de veículos, máquinas e equipamentos do Estado, estes são alguns dos objetivos da capacitação lançada oficialmente nesta segunda-feira (04.07), pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização e a Superintendência de Transportes (Suptran/SAD). O evento aconteceu no Clube dos Oficiais e reuniu gestores e operadores que atuam na gestão de frota do Poder Executivo.

O curso presencial “Capacitação de Auxiliar em Perícia Mecânica Automotiva e Moto Mecanização”, prevê a qualificação inicial de 70 servidores que atuam em todo Estado, na gestão de frota do Poder Executivo. A carga horária será de 46 horas/aulas. A iniciativa vai formar servidores para exercer a função pericial mecânica em veículos e equipamentos que utilizam serviços e peças previstos em Contrato Corporativo de Manutenção e destacados em termos aditivos firmados pelos órgãos e entidades, sempre que apresentarem distorções ou dúvidas quanto a elaboração de orçamentos, execução do serviço de manutenção e aplicação das peças adquiridas.

Conforme a titular da Secretaria de Administração, a capacitação de gestores de frota é uma ação inédita, não há registro de iniciativa semelhante em nenhuma outra unidade da Federação, o que torna MS protagonista na gestão racional de veículos e máquinas do poder público. “A capacitação vai apresentar todas as peculiaridades relacionadas à gestão de frota e vai garantir serviços de qualidade sem riscos de fraude e prejuízos, melhor aproveitamento dos recursos e colaborar com a diminuição de gastos desnecessários, aperfeiçoando a manutenção corretiva e preventiva dos automóveis, motocicletas, aeronaves e geradores”, destacou.

De acordo com o superintendente de transporte, da Secretaria de Administração e Desburocratização, Claudemir de Melo Domingos Braz, o gestor poderá identificar possíveis fraudes, originalidade da peça do veículo ou equipamento em manutenção, constatar se realmente a peça foi substituída e se é a mesma peça requisitada ao fornecedor e prevista em contrato corporativo de manutenção, além da relação custo-benefício. “Com conhecimento será possível um melhor aproveitamento dos recursos e colaborar com a diminuição de gastos desnecessários, aperfeiçoando a manutenção corretiva e preventiva dos automóveis, motocicletas e geradores”, destacou.

A capacitação segue os preceitos dispostos na legislação vigente como o
Decreto nº 13.571/2013, que estabelece Normas para Monitoramento dos Serviços de Transporte Oficial do Poder Executivo.

As aulas serão divididas em duas etapas, a primeira com aulas teóricas que serão ministradas na Acadepol/PCMS, nos dias 4 a 8 de julho, na sequencia serão as aulas práticas, entre os dias 11 e 15 de julho na Oficina da DAL. Com cerimônia de encerramento no dia 15 de julho.

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.