Governo inicia validação das demandas com representantes de 42 carreiras

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, dezembro 22, 2015 as 15:25 | Voltar

thumb_IMG_5393_1024

Campo Grande (MS) – Para construir uma política salarial permanente e iniciar efetivamente a validação das demandas apresentadas pelos 45 sindicatos que compõem o Fórum Dialoga, o Governo de Mato Grosso do Sul, através do Comitê de Recursos Humanos, vinculado ao Conselho de Governança, iniciou esta semana, a agenda de finalização do processo de validação. O primeiro sindicato a pactuar com o Governo do Estado foi o SINDSAD, o Sindicato dos Servidores Administrativos do Governo de Mato Grosso do Sul. Na sequência, a validação foi assinada pelo Sindicato dos Servidores do DETRAN, o SINDETRAN e pelo Associação dos Procuradores.

thumb_IMG_5407_1024

Presidente do SINDSAD, Lilian Fernandes na assinatura da validação das demandas.

De acordo com o coordenador do comitê, o secretário-adjunto da Secretaria de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas, a intenção do Governo é traçar um diagnóstico completo e levantar elementos suficientes para planejar a política de pessoal a curto, médio e longo prazo. “Tão importante quanto discutir a correção salarial que ocorre todo ano, é discutir pontualmente as distorções e a movimentação nas carreiras. Essa discussão tem ainda, o objetivo de criar condições para que se desenvolva o programa de gestão por competências”, observou Édio.

thumb_IMG_6504_1024

Validação com o SINDETRAN, sindicado dos servidores do DETRAN

O processo que teve início há quatro meses e já efetivou alguns encaminhamentos como a garantia de cargos privativos aos servidores do DETRAN, a melhora nos índices de produtividade, a abertura de processo para o concurso da Agepen e a ampliação das atribuições da carreira de agente penitenciário.

thumb_IMG_6583_1024

Validação com a Associação dos Procuradores de MS.

Considerada a 1ª fase do projeto, a validação com os sindicatos deve ocorrer ainda em 2015. Para isso, foi definida, uma agenda positiva com os representantes das 42 carreiras que integram o Fórum. “Estamos chamando todos os sindicatos para pactuarmos essa validação ainda em 2015” resumiu Viégas acrescentando que na fase seguinte, as demandas serão avaliadas sob o ponto de vista técnico, jurídico e orçamentário pela equipe do Governo.

“A partir desse diagnóstico teremos algumas propostas transversais como a política de movimentação nas carreiras e a política de promoção por merecimento que são mecanismos que já constam na Lei, mas que efetivamente não estão sendo aplicadas”, pontua Terezinha Arantes, coordenadora de gestão de carreiras da SAD.

Para o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, o  Governo do Estado está empenhado em buscar resultados para a sociedade e a parceria com as entidades são fundamentais. “Chegamos ao Governo com a proposta de ouvir as pessoas, de construir soluções conjuntas e é neste sentido que estamos trabalhando.”, pontuou Assis.

Rejane Monteiro - Comunicação SAD 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.