Governo do Estado firma parceria com Energisa em projeto de Eficiência Energética

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 20, 2017 as 08:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja assinou nesta segunda-feira (19.6) um Termo de Cooperação Técnica com a Energisa, que vai garantir mais economia de energia elétrica, conforto e segurança para tornar mais eficiente e econômico o consumo energético em sete órgãos estaduais. Participaram da assinatura o diretor diretor-presidente da empresa, Gioreli de Sousa Filho, os secretários de Estado Eduardo Riedel, Carlos Alberto de Assis, José Carlos Barbosa, Maria Cecília Amendola da Mota, Athayde Nery, entre outras autoridades.

Foram beneficiados neste primeiro momento a Secretaria de Estado de Administração (SAD),  a Academia de Polícia Civil (Acadepol), Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Comando Geral da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental – Projeto Florestinha, e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O governador Reinaldo Azambuja, agradeceu a parceria e disse que os órgãos podem ser eficientes usando as boas práticas de economia. “Essa parceria vai contribuir para a redução dos custos com uma eficiência melhor, ou seja, vamos continuar prestando os mesmos serviços, mas economizando”, destacou o governador, que também já solicitou a análise por parte da empresa para que a parceria seja estendida para outros órgãos.

Segundo o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto de Assis, essa é uma parceria que governo tem buscado com várias instituições da Capital, pois o mantra dessa gestão tem sido a economia. “O que nós estamos fazendo em relação a Energisa é aumentar a sua participação nos órgãos estaduais, para buscar a eficiência energética. Afinal, hoje um dos grandes gastos da administração estadual é com a conta de energia elétrica, e nós precisamos, sem perder a qualidade dos nossos serviços, reduzir essa conta. Pretendemos estender esse programa para todos os órgãos públicos”, pontuou Assis.

O diretor-presidente da Energisa, Gioreli de Sousa Filho, explicou que o acordo vai permitir que a concessionária dê início às atividades de levantamento de dados e elaboração de diagnóstico energético das unidades consumidoras do Estado, para avaliar a viabilidade de execução do Programa de Eficiência Energética. “Todo o custo com projetos e substituição de aparelhos são de responsabilidade da Energisa. Cabe ao Estado permitir o acesso às instalações e disponibilizar um responsável técnico em cada órgão para fornecer informações necessárias a respeito das contas de energia e sistemas”, relatou o diretor.

Segundo a empresa, além do diagnóstico, o programa prevê, de acordo com as necessidades, a troca de equipamentos de ar condicionado, refrigeração e iluminação antigos por outros que, além de modernos, têm o Selo Procel de Economia de Energia. O objetivo é garantir mais economia e segurança das instalações elétricas.

Na área de segurança pública, esse mesmo procedimento já foi realizado na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), em quatro delegacias da Capital e no 1º Distrito Policial de Dourados. “Agora nós vamos receber o projeto em mais quatro órgãos ligados à secretaria, acompanhando a mesma orientação do Governo que é economizar”, pontuou Barbosa.

A Sejusp recebeu o projeto Eficiência Energética no ano passado. De acordo com informações repassadas pela Energisa, foram substituídas aproximadamente 840 lâmpadas florescentes por led, 420 luminárias, 81 aparelhos de ar condicionados, cinco geladeiras e um freezer.  Com a troca, a meta foi reduzir os gastos com a conta de energia elétrica, que na época chegava a quase R$ 4 mil/mensais dentro do prédio da secretaria. Com a conclusão do projeto o consumo mensal de energia teve uma redução de cerca de 35%.

Regiane Ribeiro Assecom/Sejusp

Foto: David Majella