Estado recebe bolsistas recém-formados por meio de programa de inserção na gestão pública

Categoria: Servidor | Publicado: quarta-feira, março 2, 2016 as 14:37 | Voltar

Campo Grande (MS) – O quadro de servidores estaduais  passa a contar a partir de hoje com a participação de quatro profissionais de fora do Estado que vêm cumprir período de um ano e desempenhar funções administrativas com objetivo de desenvolver experiência na administração pública. A ação faz parte do Programa de Inserção de Recém-Formados em Gestão Pública, uma das iniciativas do Foro de Governadores Brasil Central, um consórcio criado pelos estados do Centro-Oeste mais Tocantins, com objetivo de fomentar a cooperação institucional regional.

7Z2A6812

Giseli Fior, engenheira ambiental com intercâmbio acadêmico pela Università Degli Studi di Padova na Itália estará atuando na área de gestão estratégica da SAD

O termo de compromisso que oficializa a inserção dos novos servidores foi assinado entre o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, e o diretor presidente em exercício da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), na manhã desta quarta-feira (1).

Riedel e trainees

Os quatro profissionais passaram por rigoroso processo seletivo dentro do Programa de Inserção de Recém-Formados em Gestão Pública (PIGP) e estão sendo trazidos por meio de bolsas de estudo da Fundect.  Todos fizeram intercâmbio fora do País e atuarão na Segov e nas secretarias estaduais de Administração e Desburocratização (Sad) e da Fazenda (Sefaz).

Nas boas vindas ao grupo, Riedel destacou que os profissionais chegam ao Estado no momento de execução de planejamento, dentro da proposição do Governo do Estado de ser mais eficiente e devolver mais para a sociedade. “Não é tarefa fácil lidar com destinos tão diversos. O Estado é complexo, mas alguns princípios não mudam e são esses princípios que devem nortear nossos trabalhos”, disse o secretário, fazendo questão de incentivar o protagonismo dos recém-chegados. “Esperamos de vocês comprometimento, mas não tenham medo de ousar. A ousadia pode fazer a diferença dentro da complexidade da gestão pública”, finalizou.

DSC_0033 (1)

Ao assinar o termo de compromisso, o grupo demonstrou a vontade de ganhar experiência. “Minha área de interesse é a esfera pública”, afirmou Rodrigo Vaz, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico em Relações Internacionais em Milão, Itália.

O diretor da Fundect destacou a validade da troca de experiência entre os estados participantes do programa, no objetivo de promover e incentivar a melhoria na gestão pública com atração e fixação de novos profissionais de talento com diferencial em gestão. “A atribuição da Fundect é auxiliar na gestão técnica e financeira do acordo e realizar o acompanhamento das atividades previstas no Plano de Trabalho, avaliando seus resultados.”

Programa

O plano de trabalho estabelecido no Programa de Inserção de Recém-Formados em Gestão Pública (PIGP) iniciou em dezembro de 2015, com processo de seleção realizado pela organização Vetor e avaliação da equipe Segov. Foram avaliados 12 profissionais de diversas áreas de formação, sendo quatro aprovados. A contratação por meio de bolsas de estudo, com prazo determinado de 12 a 24 meses, foi realizada pela Fundect, com apoio técnico da Segov.

Distribuição dos profissionais:

1 – Gisele Fior: Engenharia Ambiental (UNESP), com intercâmbio acadêmico pela Università Degli Studi di Padova, Itália.

Competências: Gestão de processos; gestão estratégica; conhecimento em informática

Atuação: Apoio na modelagem dos processos / Escritório de Processos-Sad.

2 – Rodrigo Vaz: Graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico em Relações Internacionais em Milão, Itália.

Competências: Gerenciamento de projetos, gestão estratégica, conhecimento em informática e língua inglesa.

Atuação: Apoio no gerenciamento de projetos / Escritório de Projetos-Segov (área de planejamento e gestão).

3 – Breno Resende Coelho: Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, com intercâmbio acadêmico na Ecole d’ingénieurs généralistes d’Arts et Métiers em Lyon, França.

Competências: Economia, estatística, redação, conhecimento em informática e língua inglesa.

Atuação: Apoio no desenvolvimento de pesquisas e estruturação do banco de dados do Governo / Observatório do Governo-Segov (área de planejamento e gestão).

4 – Vitor Knöbl Moneo Chaves: Graduando em Administração Pública na FGV, com intercâmbio acadêmico com foco em Segurança Pública e Mobilidade Urbana em Medellín e Bogotá, Colômbia.

Competências: economia, estatística, redação, conhecimento em informática e língua inglesa.

Atividades: Apoio na área de gestão estratégica e no monitoramento de projetos; apoio no desenvolvimento de pesquisas e estruturação do banco de dados do governo / Sala de Situação e Área de Planejamento Estratégico-Sefaz.

Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov

Fotos: Kátia Bianca Iglesias (Fundect) e David Majella (SAD)