Para aumentar a expertise dos gestores estaduais responsáveis pela concessão de aposentadorias, o Governo do Estado promove até quinta-feira, o 1º Curso de Gestão e Controle Atuarial. O evento foi aberto na manhã desta terça-feira (09), pelos diretores-presidentes da Escola de Governo (EscolaGov), Wilton Paulino e da Agência Estadual de Previdência (Ageprev), Jorge Oliveira Martins na sede da Acadepol, a Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
O treinamento é direcionado a 35 servidores responsáveis por concessão de aposentadorias sobre a previdência social no âmbito nacional. Participam também servidores do Legislativo Estadual e do Judiciário.
Com o discurso alinhado ao Governador Reinaldo Azambuja, que pretende valorizar o servidor público com a implantação da meritocracia, Wilton Paulino pontuou que Escola de Governo passa por uma fase reestruturação, destacando que neste novo momento, a instituição passará a investir em cursos mais específicos, como é o caso do controle atuarial, aos servidores públicos. “Somos um Governo que sabe aonde quer chegar e a valorização do servidor com ênfase na qualificação profissional dos nossos servidores assume um papel de protagonismo neste cenário”, afirmou.
Já o diretor-presidente da Ageprev, entidade responsável pela previdência estadual há sete anos, Jorge Martins, lembrou aos servidores a importância em absorver o máximo de informações técnicas no que se refere à Previdência Social e cálculos atuarias, já que o Estado não conta, em seu quadro de servidores efetivos, com um profissional técnico da área atuarial.
O treinamento será ministrado pelo atuário Gustavo Adolfo Carrozzino, diretor técnico da Brasilis Consultoria Atuarial e consultor atuarial no mercado de Regimes Próprios de Previdência Social desde 1999. Durante três dias, de 09 a 11 de junho, os gestores receberão treinamento sobre ferramentas de gestão, aposentadorias, Previdência Social, fundo previdenciário e matemática atuarial.
Rejane Monteiro – Comunicação SAD