“É uma forma do servidor entender qual o seu papel dentro da instituição e como evolui”, afirma secretária da SAD sobre a lei de promoção funcional da carreira de Delegado da Polícia

  • Publicado em 03 out 2023 • por Laiana Horing Nantes •

  • Na manhã desta terça-feira(03), a Secretaria de Estado de Administração (SAD), marcou presença na reunião do Conselho Superior da Polícia Civil, onde o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul formalizou a autorização para a promoção da carreira de Delegado de Polícia. O evento, realizado no Palácio Tiradentes do Comando Geral da Polícia Militar de MS, contou também com a presença do Governador Eduardo Riedel, do delegado-geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, do secretário Pedro Arlei Caravina (Segov) e dos demais membros do Conselho.

    Segundo a secretária da SAD, Ana Carolina Nardes, a formalização da promoção da carreira de Delegado de Polícia, a qual faz parte da Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de MS (PCMS), que dispõe sobre sua organização institucional e as carreiras, os direitos e as obrigações dos seus membros, além de outras providências, é uma “evolução” para os aqueles servidores que estão na “linha de frente da segurança pública”.

    “Nós vemos como uma forma do servidor entender qual o seu papel dentro da instituição, como ele evolui na carreira e como ele pode usar isso para proteger a nossa população. Estamos abertos a tudo aquilo que melhore as carreiras do Estado e assim produzir entregar efetivas para a nossa população”, elencou Ana Carolina.

    Sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil

    A referida lei foi aprovada com a alteração da Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005 e adicionou dispositivos à mesma com a Lei Complementar n. 315/2023, de autoria do Poder Executivo. O objetivo da alteração na norma foi a desburocratização do processo promocional da PCMS, tornando seu procedimento mais simples, lógico e objetivo.

    Segundo o Governador Eduardo Riedel, essa desburocratização melhora a “performance da carreira dos nossos policiais”, com um total de 533 aptos para a promoção.

    “O Conselho Superior é a instância máxima de gestão da Polícia Civil conduzida pelo delegado-geral e pelos conselheiros. Eu fiz questão de vir a esta reunião não só para assinar o ato permitido pela legislação aprovada em julho, mas principalmente como gesto de gratidão ao trabalho que a Polícia Civil do Estado oferece para toda a sociedade. E melhorar a condição das carreiras é uma diretriz do nosso governo”, explicou Riedel.

    O delegado-geral, Roberto Gurgel, concluiu que o conselho superior, representando todas as classes da Polícia Civil, “planeja e executa funções ligadas à vida funcional dos policiais” e reforçou, como reconhecimento ao trabalho dos policiais pelo Estado, a autorização de Eduardo Riedel para as promoções de 2023.

     

    Pedro Santos
    Estagiário de Jornalismo
    Fundação Escola de Governo
    (67) 3321-6100

    Publicado por:
    Andre Estoduto
    Assessoria de Comunicação
    Fundação Escola de Governo
    (67) 3321-6100

    Categorias :

    Geral

    Veja Também