Censo Previdenciário: SAD capacita setores de Recursos Humanos do Executivo Estadual sobre atualização de dados

Categoria: Capacitação | Publicado: segunda-feira, março 27, 2023 as 15:08 | Voltar

Dia 28 de abril encerra o prazo para a realização do Censo Previdenciário destinado a servidores da ativa, aposentados e pensionistas de Mato Grosso do Sul e para ampliar o acesso e assegurar que o público-alvo realize a atualização cadastral obrigatória, a SAD (Secretaria de Administração), por meio da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) promoveram no dia 22 de março, reunião de orientação junto a representantes dos setores de Recursos Humanos do Executivo Estadual.

A capacitação, realizada no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) teve foco na importância da orientação por parte dos setores de Recursos Humanos junto aos servidores de cada órgão.
“É a primeira vez que o Censo Previdenciário ocorre no formato on-line, seguindo a premissa do Governo, com foco de transformar Mato Grosso do Sul em um Estado digital, inclusivo, verde e próspero. A atualização virtual agiliza e assegura mais transparência ao processo. Contudo, a novidade pode gerar dúvidas e capacitar os setores de Recursos Humanos amplia o acesso às informações necessárias para a realização da atualização”, avalia o diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira.

Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas e apresentado o passo-a-passo sobre como o Censo Previdenciário deve ser realizado. Além da orientação junto aos setores de Recursos Humanos, a Ageprev pactuou parcerias com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Contas do Estado e Secretaria de Estado de Educação, com o intuito de levar informações aos servidores de cada órgão.

Também ocorreram atendimentos presenciais nos municípios de Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Coxim, Jardim, Dourados e Nova Andradina.

Atualmente 72.835 mil pessoas integram o quadro de servidores do Governo do Estado e a atualização das informações cumpre a uma exigência do Governo Federal, onde a cada cinco anos a base de dados deve ser atualizada. O último Censo ocorreu em 2016 e uma nova etapa de recadastramento deveria ocorrer em 2021, contudo, o prazo foi adiado devido ao período de pandemia de Covid-19.

A atualização de dados é obrigatória, sob risco da suspensão dos benefícios no caso da falta de envio dos dados.

Como realizar o Censo - Para assegurar a eficácia e agilidade do recadastramento, assim como em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o Censo Previdenciário deve ser realizado, preferencialmente na modalidade on-line, por meio do site: www.censo.ms.gov.br. Neste portal há todas as informações, documentação necessária e passo-a-passo para realização do envio de dados de forma simples e segura. O período de atualização cadastral encerra em 28 de abril de 2023.

Para o caso de dúvidas há ainda o atendimento pelo telefone (67) 4042-1007 ou WhatsApp (67) 99630-7481.

 

Elci Holsback - SAD

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.