Administração reúne gestores do Programa Governo Consciente para sistematizar ações

Categoria: Governo Consciente | Publicado: quinta-feira, novembro 26, 2015 as 11:51 | Voltar

thumb_index.php_1024

Campo Grande (MS) – Para trabalhar de uma forma mais aprofundada e sistemática, a Coordenadoria de Monitoramento de Gastos, órgão vinculado a Secretaria de Administração e Desburocratização reuniu na manhã desta quinta-feira (26), 60 gestores do Programa Governo Consciente. Na prática, o projeto do Governo tem o objetivo de reduzir os custos com os gastos em custeio, trabalhando diretamente na conscientização dos servidores, com foco voltado principalmente no consumo consciente e no uso eficiente dos recursos públicos.

Na oportunidade, o secretário de Administração e Desburocratização Carlos Alberto de Assis, lembrou que a eficiência desse programa passa pela consciência coletiva de cada servidor, que economizando um pouco, poderá ajudar muito na economia do Governo. “O engajamento dos servidores nesse programa é muito importante para o sucesso desse programa, e um pouco que cada um de nós economizarmos, será muito importante para a economia do Estado”, disse. Ainda segundo o secretário Carlos Alberto de Assis, hoje são monitorados mensalmente gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos, e passado as secretarias para que elas tomem conhecimento de onde estão sendo gastos os recursos públicos.

Coordenador do programa, o servidor Ian Odara Leal apresentou o planejamento de uma série de dicas e ações que poderão ser adotadas em todos os órgãos da administração. Entre as ações está à redução em 90% no consumo de papel com o arquivamento de processos no formato digital, iniciativa que já vem sendo adotada pela superintendência de Licitação da SAD, além de redução de gastos com telefonia através do recadastramento de senhas, redução do consumo de energia com a diminuição do tempo médio de funcionamento dos aparelhos de ar condicionado que podem ser ligados às 9h30 quando a temperatura começa a esquentar e desligados às 16h30, uma hora antes do término do expediente, considerando que nesse tempo a temperatura do ambiente se mantém e ainda, a criação do “Ronda Consciente”, uma iniciativa da Secretaria de Educação, que todos os dias destaca três servidores para monitorar no fim do expediente, o desligamento de todos os aparelhos de ar condicionado, computadores e impressoras.

“Nossa intenção não é só cobrar dos gestores é propor um diálogo franco, aberto para que efetivamente possamos resolver os problemas que sabemos que são pontuais”, destacou Ian citando um caso recente de aumento no consumo de energia, onde a leitura da energia consumida era efetivada por blocos e não necessariamente por órgão gestor como deveria ser.

A meta da administração é colher resultados já no início de 2016.

Rejane Monteiro - Comunicação SAD 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.