ARTIGO – Quais os benefícios da Gestão por Competências no setor público?

  • Publicado em 23 nov 2023 • por pgarcia@fazenda.ms •

  • Conheça os benefícios de promover a Gestão por Competências no setor público. Esta metodologia já deixou de ser apenas tendência e visa o desenvolvimento de pessoal, integrando Pessoas, Processos e Estratégia.

    A Gestão por Competências, no setor público, tem 6 objetivos:

    • Mais transparência na relação laboral e interpessoal;
    • Maior eficiência nas ações institucionais;
    • Justiça interna;
    • Meritocracia nas políticas de consequência;
    • Redução do absenteísmo; e
    • Manutenção dos talentos.

    Apesar de ter bons motivos para implantação, e também de já haver adesão ampla em muitas instituições públicas, projetos como este encontram resistências.

    Isso acontece porque ainda existem muitos paradigmas permeando as questões relacionadas às competências e aos resultados entregues pelos servidores públicos. Um dos maiores desafios do setor é o de eliminar a percepção de que projetos como esse servem apenas para atender a uma questão burocrática. Além de que, depois de realizados, ficarão engavetados. Ou de que as coisas no serviço público não são fáceis e levam anos para acontecer.

    Embora a Gestão por Competências no setor público ainda precise dar mais alguns passos para chegar em terra firme e se estabelecer completamente, a boa notícia é que isso está acontecendo e não há mais motivos para voltar atrás. Essa já é uma realidade tanto no Executivo, quanto no Legislativo e no Judiciário.

    Status da pauta de gestão por competências no setor público

    Esse caminho está tão bem trilhado que o Ministério da Economia preparou uma proposta para tornar obrigatório o sistema avaliativo de funcionários públicos federais, visando o aumento da produtividade. É importante destacar que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas que compõem a Gestão por Competências.

    Essa ação promovida pela equipe econômica corrobora com a visão das organizações que descobriram o segredo do sucesso: “não é possível atingir resultados sem o envolvimento das pessoas”. Isso vale, inclusive, para organizações públicas. Portanto, essa é uma importante decisão do governo federal, cujos desdobramentos também devem chegar às esferas estaduais e municipais muito em breve.

    O que é a gestão por competências?

    Segundo Rogerio Leme, Diretor da Leme Consultoria e autor do livro “Gestão por Competências no Setor Público”, a principal contribuição deste modelo de gestão é a “sistematização do desenvolvimento de pessoal como um modelo que integra Pessoas, Processos e Estratégia”.

    Portanto, a Gestão de Competências permite que as instituições sejam mais efetivas, mais produtivas, mais eficientes e consigam atender às exigências e ao aumento de demanda e de complexidade por meio das suas pessoas.

    É por isso que os modelos de vanguarda para a gestão de pessoas focam na promoção do desempenho dos servidores, visando aumentar a produtividade e a eficiência do serviço público por meio da efetiva entrega, com reconhecimento de meritocracia.

    O conceito de entrega na Gestão por Competências

    A entrega contempla a mensuração do desempenho do servidor sob 4 perspectivas:

    • Competências técnicas;
    • Competências comportamentais;
    • Resultados; e
    • Complexidade.

    Nesta proposta, as competências (técnicas e comportamentais) são os recursos que o servidor tem para desempenhar com qualidade (complexidade) as suas atividades e atingir as metas individuais e/ou institucionais (resultados).

    A mensuração da entrega do servidor é feita por meio da Avaliação de Desempenho com foco em Competências. Neste coeficiente de desempenho gerado, isto é, o resultado da avaliação sob as 4 perspectivas, a instituição tem os insumos para visualizar as necessidades de desenvolvimento do servidor, para que ele possa desempenhar plenamente as suas atividades.

    Esse resultado advindo das 4 perspectivas também dá a oportunidade de reconhecer aqueles que têm feito as maiores e melhores entregas. Afinal, reconhecimento ainda é a melhor forma de estimular as pessoas e, por isso, é tão relevante falar e amadurecer o conceito de “entrega”.

    Como fazer a gestão por competências no setor público?

    Outro desafio enfrentado é o desalinhamento entre a área de Gestão de Pessoas, Alta Gestão e servidores. Isso acontece em virtude da falta de entendimento do projeto e/ou da metodologia eleita. Esse fator pode ser destacado como o grande causador da baixa adesão do público em qualquer nível hierárquico.

    Portanto, para evitar situações como essas, duas ações são necessárias:

    1. A implantação de um modelo sistematizado, mas não engessado e com regras inflexíveis, tais como as metodologias de gestão tradicionais.
    2. A inclusão e a conscientização dos servidores em diversas etapas do projeto, desde o planejamento até as entregas dos resultados, bem como o envolvimento nas próximas ações.

    Uma metodologia participativa e colaborativa carrega essa essência e traz os servidores para o projeto. Isso promove maior entendimento quanto à importância da implantação e quais os resultados esperados pela instituição. Além disso, deixa claro que o foco do projeto não é a punição das pessoas, mas a otimização dos recursos, o desenvolvimento e o alcance da visão institucional.

    Gestão por competências e feedback

    A promoção da Gestão por Competências no setor público também passa pelo feedback, tanto o do dia a dia, que visa reconhecer ou ajustar comportamentos sempre em prol da evolução profissional, quanto aquele realizado pós-avaliação, momento no qual líder e liderado se reúnem para a montagem do Plano de Desenvolvimento Individual com foco na redução ou eliminação de lacunas de desenvolvimento.

    Este feedback pós-avaliação é a etapa que finaliza o ciclo de Avaliação de Desempenho e já é a porta para a entrada do novo ciclo. Tudo aquilo que acontece no período entre avaliações também faz parte da Gestão por Competências. Aliás, é isso o que faz essa roda girar.

    A gestão por competências busca trazer mais eficiência à gestão

    A Gestão por Competências no setor público visa tornar as instituições mais efetivas. Além disso, possibilita a condução dos servidores, por meio de suas competências, rumo à visão institucional, otimizando pontos fortes e desenvolvendo os pontos de melhoria de cada um, de forma precisa e sem custos desnecessários.

    Esse modelo permite ações proativas tanto relacionadas às soluções de fatores que não estão adequados, quanto no reconhecimento do que tem dado certo. Além disso, utilizar o feedback como ferramenta para desenvolver as pessoas é o que promove, de fato, a Gestão por Competências.

    Fonte: https://www.clp.org.br/gestao-por-competencias-no-setor-publico-gpsp/

    Publicado por: Tiago Merlone

    Categorias :

    Artigos Gestão por Competência, Educação

    Veja Também