Campo Grande (MS) – Dando sequencia a capacitação de servidores de Mato Grosso do Sul para realizar o levantamento da massa documental existente no Estado, a Superintendência de Gestão Documental (SGD) ministrou na manhã desta quarta-feira (11) treinamento no auditório da Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul).
A capacitação orientou cerca de 30 servidores, sobre a legislação vigente, espécies documentais, identificação e diagnóstico, critérios de mensuração de acervos, avaliação documental, e os procedimentos legais para eliminação de documentos de acordo com a tabela de temporalidade.
O processo de organização da massa documental do Estado teve inicio em 2015 nos arquivos da SAD. A aplicação da tabela de temporalidade foi fundamental para a eliminação de 14 milhões de folhas de arquivo, referente a 47% das espécies documentais existentes nos depósitos da administração Estadual.
Para este ano a meta da SAD é reduzir 30% da massa documental acumulada em todo Estado, e para atingi-la são necessárias diversas etapas, conforme explica a especialista em Gestão Pública e Superintendente da SGD, Doralice Martins. “É um processo com várias etapas. Agora estamos finalizando a fase de capacitação. Posterior a isso, será feito o levantamento com a aplicação dos planos de classificação e da tabela de temporalidade, que irá determinar o prazo de guarda ou eliminação desses documentos” explica Doralice.
O Governo do Estado por meio da SAD através da Superintendência de Gestão Documental, já capacitou servidores de diversos órgãos e entidades do Governo do Estado. A ultima foi realizada por videoconferência e capacitou 1,2 mil servidores que atuam em 360 escolas do Estado.
Mireli Obando / SAD
Fotos / David Majella