Sistema integrado de compras públicas vai incentivar micros e pequenos empresários

Categoria: Desburocratização | Publicado: quinta-feira, agosto 13, 2015 as 15:35 | Voltar

thumb_IMG_7437_1024

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado vai implementar nos próximos meses um programa integrado de compras governamentais no âmbito estadual para fortalecer o desenvolvimento regional e as cadeias produtivas. É o que prevê um termo de cooperação a ser firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD). A intenção é incentivar os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. A proposta integra o Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), realizado pela Semade.

O termo foi entregue ao secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis na manhã desta quinta-feira (13), pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck e pelo secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna. O texto passará por avaliação da Procuradoria Geral do Estado. “Vamos avaliar a possiblidade de implementar essa nova sistemática de compras já no mês de setembro”, antecipou Assis.

Na prática, segundo o titular da SEMADE, Jaime Verruck o sistema tem o objetivo de simplificar e desburocratizar as compras governamentais através da capacitação dos gestores estaduais para que possam aplicar um tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas licitações, criação de programas de formação de fornecedores de pequeno porte, determinar que as compras governamentais de alimento sejam preferencialmente realizadas junto a pequenos produtores rurais e a agricultura familiar. “O grande objetivo do programa é beneficiar os micro e pequenos empresários”, define o secretário.

Ainda segundo Verruck, o termo de cooperação tem por objetivo promover com o apoio do Sebrae, eventos de negócios estaduais e regionais, visando a integração de grandes empresas e órgãos públicos com pequenos produtores.

Rejane Monteiro - Comunicação SAD