Campo Grande (MS) – Resultado da fusão de duas secretarias (Secretaria de Administração e Secretaria de Gestão de Recursos Humanos), a nova estrutura organizacional da Secretaria de Administração e Desburocratização foi publicada, por meio do Decreto n. 14.176/2015 na edição desta quarta-feira (6), do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.
Com a nova estrutura, a pasta de Administração passa a ser composta por sete Superintendências, cinco departamentos de assessoria, uma coordenadoria e três entidades vinculadas.
Para o Secretário Carlos Alberto de Assis, o novo organograma traduz o desejo do Governador Reinaldo Azambuja de imprimir objetividade e funcionalidade a gestão, promovendo a integração entre os departamentos. “Formatamos um novo modelo de gestão e é natural que esse modelo venha acompanhado por novas formas de direcionar e delegar funções. Para isso, as sete Superintendências terão papel fundamental”, explica. Ao todo, 11 departamentos que possuíam função em nível de direção foram subtraídos para seis, otimizando a funcionalidade.
A extinta Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos foi incorporada pela SAD no formato de Superintendência de Gestão de Folha de Pagamento, responsável por gerir uma das maiores despesas do Estado. A Diretoria Geral de Gestão de Recursos Humanos foi cuidadosamente estudada e mediante conceitos modernos de gestão estratégica foi transformada em duas Superintendências; a de Recursos Humanos que trata da vida funcional do servidor e a de Desenvolvimento de Pessoas, que traz uma visão holística de gestão de pessoas trabalhando o desenvolvimento integral de valorização, motivação, promoção da saúde e qualificação do servidor.
Para otimizar o trabalho e potencializar os esforços dos servidores que gerenciam as finanças e patrimônio do Governo do Estado, a Diretoria Geral de Administração foi decomposta em Superintendência de Administração e Finanças e Superintendência de Patrimônio e Transporte dinamizando os processos e direcionando melhor o empenho e as ações dos setores. Sem alterações, as Superintendências de Licitação e Gestão Documental completam a estrutura.
As Agências de Previdência Social (Ageprev), de Imprensa Oficial (Agiosul) e Fundação Escola de Governo permanecem como entidades vinculadas. As Assessorias estratégicas de Gestão de Convênios, Gestão de Atos de Pessoal e Técnica, Gestão de Gastos, de Gabinete e de Gestão Estratégica e Desburocratização permanecem acopladas ao gabinete que terá uma coordenadoria jurídica vinculada a Procuradoria Geral do Estado para auxiliar o Secretário e o Secretário Adjunto.
O Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – CRASE e o Comitê Estadual de Desburocratização, que vai trabalhar políticas transversais em parceria com todas as secretarias terão caráter deliberativo e estarão diretamente ligados a função do Secretário.
Rejane Monteiro – Comunicação SAD