Apoiadora da iniciativa, Sad participa da Cãominhada do Bem-Estar Animal

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 22, 2023 as 14:28 | Voltar

A atenção à sociedade passa por áreas transversais da gestão pública e neste domingo (21), o Governo do Estado, por meio da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), realizou a 1° Cãominhada do Bem-Estar Animal.

A iniciativa, executada pela Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal contou com apoio da SAD (Secretaria de Administração) para a mobilização dos servidores.

O objetivo da ação foi de chamar a atenção da população para a causa animal, além de promover feira de adoção e arrecadação de ração. O montante arrecadado chegou a 700 kg e será distribuído entre ONGs (Organizações Não-Governamentais) e protetores independentes.

Secretária Ana Nardes e sua pet Kim

Presente à caminhada acompanhada de sua cachorrinha Kim, a secretária de Administração Ana Nardes reforçou a importância da atenção aos animais. “Ao criar um grupo de trabalho dentro da gestão com foco nos animais, mostra o comprometimento e o olhar sensível do Governo do Estado à esta causa, que envolve desde saúde pública, passando pelo importante trabalho de dedicação dos protetores. Parabenizo a SETESCC pela iniciativa e podem sempre contar com o apoio da SAD para esta importante causa”, defendeu a secretária.

De acordo com informações da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, somente em Campo Grande há mais de 12 mil animais abandonados e a atenção da gestão pública é imprescindível para combater os maus-tratos. “Temos muito a agradecer à secretária Ana Nardes por ter mobilizado os servidores e por todo apoio à nossa causa. Essa ajuda foi essencial para que nossa primeira, de muitas ações ocorresse”, destacou o responsável pela Associação, Carlos Eduardo.

Secretária Ana Nardes, primeira-dama Mônica Riedel, vereador Prof. Juari e secretário da SETESCC Marcelo Miranda.

A Cãominhada, que iniciou em frente à Governadoria, contou com as presenças do secretário da SETESCC, Marcelo Miranda e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, que destacou a gestão inclusiva do Governo do Estado.  “Além de sensibilizar as pessoas de que é preciso tratar bem os animais, quando você adota um bichinho para sua família, você tem que ter cuidados, respeito por ele também. Um governo que é inclusivo, com olhar sensível para todas as áreas, pois tudo que envolve a sociedade impacta diretamente na vida de todas as pessoas”, detalhou Mônica Riedel.

Cerca de 500 tutores e pets participaram da iniciativa, que promoveu sorteios, atrações culturais e ainda teve apoio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, que levou o Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo”, realizado desde 2012, promovendo a Cinoterapia (Intervenção Assistida por Cães) no apoio a idosos, crianças autistas, entre outros.

A Cãominhada contou ainda com apoio do Corpo de Bombeiros de MS, CCZ (Centro de Controle De Zoonoses), SES (Secretaria de Estado de Saúde) , Detran-MS, DECAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista)  , além de ONGs de proteção animal, Instituto Tamojunto e Maranatha Pet Shop.

Elci Holsback - SAD