Abril Azul: ESCOLAGOV promove debate sobre o Transtorno do Espectro Autista no dia 25

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 19, 2023 as 11:58 | Voltar

Conhecido popularmente como Autismo, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Segundo o Ministério da Saúde, os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade, com prevalência maior no sexo masculino.

Para conscientizar a população sobre o transtorno, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o ‘Abril Azul’, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA. Consciente sobre a importância do tema, a ESCOLAGOV (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) realiza no próximo dia 25 de abril, às 15 horas, a live Autismo – do diagnóstico ao cuidado, realizada em parceria com a Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul)  e transmitida pelo Youtube.

Por meio de orientação da médica Neuropediatra, Maria José Maldonado e da experiência de uma mãe de criança com TEA, Helenice Duarte, os espectadores conhecerão mais sobre a rotina, tratamento, mitos e verdades sobre o autismo.

“O TEA é uma patologia que está aumentando com o passar dos anos e quanto mais se debate o tema, maiores as chances de a família perceber sintomas iniciais nas crianças e quanto mais cedo o diagnóstico, maior a evolução”, afirma a neuropediatra.

Ainda segundo a especialista, o tema ainda é cercado por preconceitos e o debate proporciona a oportunidade de esclarecer equívocos.

“Muitas pessoas pensam que o autista é deficiente e não vai ter uma rotina normal. Há casos mais severos, mas há muitas pessoas que desenvolvem a forma mais leve e com tratamento adequado são bem inseridas na sociedade”, explica Dra. Maria José.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma a cada 160 crianças nascidas no mundo tem autismo. Pela primeira vez, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou levantamento do quantitativo de pessoas com TEA no Brasil, registrando cerca de dois milhões de brasileiros.

Helenice Duarte vive essa realidade. Mãe de Pedro Henrique, de 13 anos, convive com a rotina do filho que é autista nível 3 com suporte. Atualmente o jovem cursa o nono ano do Ensino Fundamental.

“Conviver com o autismo será cada dia mais comum, diante do aumento de casos e para termos uma sociedade mais empática e humanizada, precisamos evidenciar o assunto, como esta live tão importante”, defende Helenice.

O acesso à informação é uma das principais frentes de atuação da ESCOLAGOV, que desenvolve diversas ações voltadas ao conhecimento, como as lives que pautam temas relevantes e atuais.

“Acreditamos que a equidade de uma sociedade é alcançada por meio de iniciativas pensadas no bem coletivo e a orientação sobre assuntos cotidianos e que merecem atenção é uma forma de promover a igualdade e o respeito. A ESCOLAGOV, diante da sua missão, de colaborar com a formação de lideranças na sociedade civil voltadas à produzir e difundir ideias sobre a gestão e políticas públicas, encontra neste tema a oportunidade ideal de difundir conhecimento”, defende o diretor-presidente da ESCOLAGOV, Angelo Motti.

Serviço – live Autismo – do diagnóstico ao cuidado

Data: 25 de abril de 2023 – 15 horas

Transmissão: Youtube ESCOLAGOV - https://youtube.com/@EscolagovMS_Oficial



Elci Holsback, SAD

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.