Governo encerra mandato contabilizando mais de 45 iniciativas que facilitam a vida do cidadão sul-mato-grossense

Campo Grande (MS) – Facilitar a entrega dos serviços ao cidadão! Com objetivo claro, o Governo de Mato Grosso do Sul implementou nos últimos quatro anos, mais de 45 iniciativas para desburocratizar os serviços nas áreas de gestão, assistência social, segurança pública, habitação, produção e agricultura familiar, educação e desenvolvimento econômico otimizando resultados no serviço público.

Segundo o titular da SAD, Carlos Alberto de Assis, a gestão pública atravessa um novo momento em que é preciso que os gestores se reinventem, criem novas alternativas que minimizem custos e otimizem os resultados. Apresentando iniciativas como o eFornecedor, que reduziu o tempo de análise de documentos das empresas que tem interesse em fornecer ao Estado de 10 para 2 dias, Portal do Servidor que ultrapassou 14 milhões de acessos com a informatização de toda vida funcional dos servidores e o eDoc, sistema de comunicação eletrônica que tornou totalmente digital a comunicação interna da administração estadual, Assis pontuou que a gestão pública em Mato Grosso do Sul caminha a passos largos para a modernização. “Atualizamos processos burocráticos, mais do que isso, implementamos uma nova cultura em nossos servidores. Modernizamos ferramentas, facilitamos processos”, definiu.

No início da Gestão, o tempo para abertura de uma empresa era de 36 dias. Hoje, esse tempo é de 17 dias e até o final do próximo ano, a meta é de 5 dias. “Um trabalho informatizado com adesão de 81% das empresas sul-mato-grossenses”, destacou. O processo de convalidação de incentivos fiscais que passou de 3 meses para 45 dias também foi destaque.

Na área de assistência social, as ações do Governo do Estado ganharam agilidade através da Rede SUAS, que gerava mais de 25 impressões em papel por ano, burocratizando o processo de análise. Com a informatização, de acordo com a Secretária Elisa Cleia, os processos foram totalmente automatizados, gerando uma gestão mais amadurecida e ágil no acompanhamento do repasse fundo a fundo.

No contexto educacional, a Matrícula Digital que acabou com as filas em frente as escolas, informatizando totalmente o processo de matrícula ganhou destaque nacional. Hoje, a matrícula digital é uma realidade para todos os 300 mil alunos da Rede Estadual. O sistema de Gerenciamento de Convênios que agilizou o processo de 40 para 12 dias também ganhou destaque na área educacional.

A inscrição para o processo seletivo de casas populares, antes efetivada apenas na Capital atualmente é online, compartilhada e realizada em apenas 30 minutos em quase todos os municípios.

Na área da Segurança Pública inúmeras iniciativas ganharam destaque. O sistema Prevenir, premiado nacionalmente, otimizou o processo de emissão de certificados saltando de 4.270 em 2016 para 16.061 em 2017, resultado de um sistema moderno, eficaz e de fácil operação ao usuário.

Rejane Monteiro, da assessoria de comunicação da SAD