Servidores recebem bençãos em passagem da Bandeira do Divino Espirito Santo pela SAD

Secretário e servidores recepcionaram os foliões da bandeira nesta segunda-feira (4).

Campo Grande (MS) – Personificação da fé cristã e símbolo de representação cultural no interior do Estado, a Bandeira do Divino Espírito Santo visitou a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) nesta segunda-feira (4).

Conduzida pela equipe responsável pela Festa do Divino Espirito Santo, celebrada há 123 anos na cidade de Coxim, e trazida pela comunidade coxinense  para a Capital há 24 anos, a bandeira percorre casas, comércios e repartições públicas com objetivo de levar bênçãos e de arrecadar donativos, destinados a pessoas carentes da região. 

Secretário Carlos Alberto de Assis, ladeado dos foliões e do casal de alferes da bandeira.

O Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis recepcionou os foliões, e como manda a tradição fez a prenda e em seguida passou por debaixo da bandeira. “A fé e a oração independem da circunstancia ou religião. São quesitos indispensáveis na vida de qualquer ser humano. Esse é o terceiro ano que recebemos a Bandeira do Divino Espírito Santo, que sempre que passa deixa bênçãos, alegria e paz” enumerou Assis.

Servidora Eliane se emociona ao contar da benção recebida no ano passado.

Entre os servidores da SAD, Eliane Alves dos Santos declarou a importância de ter fé na hora de fazer o pedido. “Olha, é emocionante esse momento. Ano passado eu também estava presente e meu pedido foi atendido. Até me emociono assim de falar, porque o Divino Espirito Santo é muito poderoso. Basta ter fé” afirmou.

Ao lado do esposo Hélio, Lucianne conduz a Bandeira do Divino Espirito Santo em Campo Grande.

Acompanhada do esposo Helio Siravegna na condução da bandeira, Lucianne Souza se emocionou ao falar do poder do Espirito Santo. “Cheguei aqui e recebi uma ligação que trouxe uma graça que estávamos pedindo para uma questão familiar. Que Deus abençoe cada um de vocês aqui, e todos os servidores do Estado que essa secretaria representa” declarou Lucianne que junto com o esposo, forma o casal de alferes da bandeira de Campo Grande.

O grupo de foliões é composto por festeiros, líderes católicos, e por um grupo de músicos, sendo um violeiro, um sanfoneiro e um taroleiro conhecidos como “Foliões da Bandeira” que acompanham o alferes (porta bandeira) no “Giro da Bandeira”. A peregrinação pela Capital segue até sábado (9) e encerra com a festa que acontece no domingo (10) a partir das 8 horas na Funlec/Sedesc, no Mini Anel Rodoviário – BR 163 – próximo a Uniderp Agrárias.  

Além do titular, os foliões condutores da bandeira foram recepcionados pelo secretário adjunto da SAD, Édio Viegas e demais servidores da secretaria.

A Festa do Divino

A festa do Divino Espírito Santo é um patrimônio cultural da cidade de Coxim, cuja responsabilidade de preservação é partilhada entre gestores públicos, comunidade e da igreja, quem assumem o compromisso de continuar a festa, que além da forte expressão local, simboliza a afirmação da fé e a renovação dos sete dons do Espirito Santo: Sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

 

Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)

Fotos: David Majella